Orlando Morando é premiado “Prefeito Empreendedor” do Sebrae-SP
Chefe do Executivo de São Bernardo foi um dos agraciados pela instituição estadual pelo programa “Qualifica e Empreende 1000 MEI’s”, que expandiu o empreendedorismo no município
- Data: 22/05/2019 09:05
- Alterado: 22/05/2019 09:05
- Autor: Kati Dias
- Fonte: PMSBC
Crédito:Ricardo Cassin/PMSBC
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, foi agraciado com o prêmio “Prefeito Empreendedor” do Sebrae-SP, na categoria “Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual”, pelo programa “Qualifica e Empreende 1000 MEI’s”. Criada em 2017, a iniciativa surgiu com o objetivo de formalizar e/ou qualificar 1000 microempreendedores ao ano. O chefe do Executivo ganhou o selo da instituição na categoria “Políticas Públicas para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios”.
Em linha com uma plataforma de governo que fomente novos negócios e potencialize o desenvolvimento econômico, a iniciativa de São Bernardo foi lançada logo no primeiro ano de gestão para resgatar o potencial de trabalho no município, mesmo em meio a crise econômica no País.
“Foi no momento mais difícil que pensamos em não nos acomodarmos com a questão da crise. Havia muito desemprego e muita desesperança. Grande parte das pessoas partem para o empreendedorismo pela necessidade, não por vocação. Com tudo isso, o programa se encaixou e pegou no município, pois trouxe o resultado e a capacitação que muitos não esperavam”, afirmou o prefeito, durante premiação realizada no Memorial da America Latina, nesta terça-feira (21/05).
O ato solene contou a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen da Silva, representando o governador João Doria, presidente do Sebrae, Tirso Meirelles, o superintendente, Wilson Poit, demais autoridades, e representantes de outras 89 prefeituras, que concorriam ao prêmio.
Uma das premissas do programa era o de formalizar e/ou qualificar 1000 empreendedores ao ano. Entretanto, esta meta foi superada gerando muito mais que isso. Os resultados apresentados pela cidade foram exitosas e seguem gradativas. Em 2017 foram formalizadas 3.359 empresas, em 2018, 4.650; e até março deste ano, 776. Neste período soma-se 8.785 aberturas de MEI’s.
FORTALECIMENTO – São Bernardo tem fortalecido as ações deste programa por meio da Sala do Empreendedor. De 2017 até março de 2019, os atendimentos chegaram a 17.830, oferecendo cursos pela Prefeitura e por parceiros como o Sebrae. Esta gestão também tem feito ações pioneiras no Estado em prol do empreendedor como a instituição do lvará de Funcionamento dos MEI’s através do Alvará Domiciliar em Tramite e a regulamentar a Sala do Empreendedor, ambas em tramitação.
PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR – O Prêmio “Prefeito Empreendedor” é destinado aos prefeitos de todo o Estado de São Paulo que tenham implementado projetos de estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico sustentável do município.