Organize Cloud Labs unifica processos da BRK Ambiental em todo Brasil
ITSM e ITBM, da ServiceNow, foram implementados remotamente nos mais de 100 municípios brasileiros atendidos pela concessionária de saneamento básico
- Data: 02/12/2020 22:12
- Alterado: 02/12/2020 22:12
- Autor: Redação
- Fonte: BRK Ambiental
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Para uma empresa presente em 12 estados brasileiros funcionar perfeitamente, os processos de gestão devem ser automatizados, centralizados e assertivos ? uma realidade contrária dificultaria a execução do trabalho e o tornaria repetitivo. Para mudar esse cenário, a BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento básico do Brasil, procurou a Organize Cloud Labs ? empresa brasileira pertencente à Accenture e especializada em automação de processos e desenvolvimento de aplicações ? para promover transformações significativas nas áreas de TI e de negócios da companhia.
A implementação utilizada foi de ITSM (Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação) e ITBM (Gerenciamento de Negócios de Tecnologia da Informação), da ServiceNow, para prevenir problemas como: mais de uma ferramenta para processos de TI; falta de transparência aos usuários no acompanhamento dos atendimentos, controles e relatórios manuais despadronizados; e ausência de dashboards informativos para visibilidade dos principais indicadores.
“O projeto na BRK Ambiental foi robusto, complexo e englobou as unidades de todo o Brasil, tornando o processo de automação unificado de norte a sul, o que possibilita total padronização do trabalho da empresa, não importa a região”, diz Leandro Torres, Fundador da Organize Cloud Labs, líder da prática de ServiceNow da Accenture Technology na América Latina.
A implementação das ferramentas aconteceu nas áreas de TI e de negócios da empresa. “As tecnologias da ServiceNow cresceram tanto dentro da BRK Ambiental que outras áreas de negócios estão procurando a TI para utilizar as ferramentas nos processos de digitalização, no controle de solicitações e também para promover melhorias contínuas nas áreas”, afirma André Barbosa, Gerente de Governança da BRK Ambiental.
Após a implementação do ITSM, a empresa passou a ter uma única plataforma para autoatendimento, abertura de incidentes, requisição de serviços e gestão de projetos; os processos passaram a ser totalmente padronizados e digitalizados, além de elevar a maturidade dos serviços de TI. “Estamos muito mais assertivos, até para a identificação de problemas”, pontua Barbosa.
Com a centralização do trabalho em apenas uma ferramenta, os colaboradores registram as solicitações de serviços e incidentes, visualizam indicadores para vários processos, constroem novos dashboards e controles com mais agilidade.
Já o ITBM trouxe benefícios para a área de gestão de projetos. A ferramenta possibilita criar novos relatórios e indicadores e conta com a funcionalidade de review de status e report por e-mail. “O portal de projetos, por exemplo, está completo, mostra todo o portfólio, agora é possível ter controle de cada ação, seus principais indicadores, o status de andamento, tudo em uma única tela. Essas mudanças trouxeram grande avanço para a área, pois simplificou a gestão de todo o processo e tornou as tomadas de decisões mais assertivas”, reforça.
Com a implementação das soluções, a BRK Ambiental ganhou mais assertividade na resolução dos problemas e todo o sistema está padronizado, automatizado e unificado. “A tecnologia da ServiceNow, atrelada aos serviços da Organize Cloud Labs, nos ajudou a acelerar o processo de transformação na empresa como um todo. O projeto atingiu nosso objetivo principal e agora estamos numa jornada de constante aprimoramento, assim como qualquer ferramenta que se implementa”, conclui André Barbosa.