Diadema Cidade

Operação Inverno está mantida mesmo com ciclone

Abordagem ativa da população em situação de rua continua até outubro

  • Data: 14/07/2023 08:07
  • Alterado: 14/07/2023 08:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Operação Inverno está mantida mesmo com ciclone

Crédito:Dino Santos

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) informou que, com a chegada do ciclone extratropical ao estado de SP, estão mantidas as ações da Operação Inverno, uma operação da conjunta da SASC com a Secretaria de Saúde, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e organizações assistenciais de acolhimento noturno à população em situação de rua. As ações de abordagens para ajudar no enfrentamento às ondas de frio que poderão chegar à cidade começaram em maio e vão se estender até outubro.

“Desde maio, já foram abordadas e encaminhadas para abrigo 222 pessoas em situação de rua,“ observou Zuleica Maria da Silva, secretária-adjunta da SASC. “As duas organizações responsáveis pelo acolhimento noturno estão fazendo abordagens todas as noites, independentemente da temperatura. Com isso, o horário de entrada nos albergues, que era até às 19h, foi ampliado para até às 23h. E quem recusar o acolhimento poderá receber cobertores oferecidos pela Defesa Civil.”

Além disso, para dar conta das madrugadas frias, a SASC articulou com a Saúde e a Guarda Municipal a disponibilização de dois telefones para o caso de algum cidadão encontrar pessoa em situação de rua passando muito frio, desacordada ou ferida: 0800 770 5559, da GCM, e 4053 9300 ou 192, do SAMU. “O 192, devido às características da região, às vezes cai em outra cidade, por isso disponibilizamos também o número do SAMU local,” explicou a Secretaria de Saúde.

“Graças a este trabalho, não tivemos nenhuma morte por conta do frio nos últimos anos,” apontou a SASC.

Para abrigo noturno das pessoas em situação de rua são ofertadas hoje 60 vagas, em duas casas de acolhimento da cidade. O acesso aos albergues é feito das 18h às 19h e contam com banho quente e alimentação para todos aqueles que aceitarem acolhida. Com a instalação da Operação Inverno, os albergues estendem seus horários de fechamento de 19h para as 23h.

Durante o dia, a população pode recorrer ao Centro POP – Centro de Referência à População em Situação de Rua (acolhimento diurno de segunda a sexta, das 7h às 18h), que oferece café da manhã, almoço, banheiros com chuveiro, armários, lavanderia e doação de roupas, além de atendimento social, psicológico e até jurídico, se necessário. É o Centro POP que faz o encaminhamento aos abrigos conveniados e costuma atender até 100 pessoas por dia.

“Essa é uma população que é nossa, não é só da SASC, da Saúde ou da Guarda. É de toda a cidade,” resumiu a secretária-adjunta.

Endereços:

Centro POP – Centro de Referência à População em Situação de Rua (acolhimento diurno de segunda a sexta, das 7h às 18h): Av. Antônio Piranga, 1.088 – Centro

ONG MAI (acolhimento noturno, até 19h): Rua 9 de Julho, 50 – Canhema

Transitória Casa do Caminho (acolhimento noturno, até 19h): Rua Vicente Adamo Zara, 230 – Centro

Compartilhar:

  • Data: 14/07/2023 08:07
  • Alterado: 14/07/2023 08:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados