Olimpíadas 2024: saiba como um atleta de break se prepara

Condicionamento físico é essencial para realizar as manobras no chão da nova modalidade das Olimpíadas

  • Data: 06/05/2024 21:05
  • Alterado: 06/05/2024 21:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Hcor
Olimpíadas 2024: saiba como um atleta de break se prepara

Breaking do Verão

Crédito:Fernando Souza

Você está em:

Considerado como uma mistura de arte e esporte, o break surgiu na década de 1970, nos Estados Unidos, como parte da cultura do hip-hop. Há alguns anos, ninguém diria que uma modalidade como breakdance seria incluída nas Olimpíadas. A realidade mudou e Paris vai receber 32 atletas para disputar o pódio e levar as medalhas para casa. Mas afinal, o que é preciso para um atleta b-boy ou b-girl conseguir executar os movimentos?

Segundo Dr. Sergio Xavier, especialista em ortopedia e traumatologia esportiva do Hcor, esses esportistas precisam, primeiro de tudo, ser avaliados por médicos do esporte, que vão dar orientações de práticas específicas para cada caso. “Trabalhamos com atividades de fortalecimento e resistência muscular, ou seja, pouca carga e muitas repetições”, afirma.

Também são preparados treinos que envolvam os 3 Fs:

Fôlego: exercícios aeróbicos, como pular corda e andar de bicicleta, além de intercalar uma parte de corrida entre as caminhadas.
Flexibilidade: atividades de alongamento, tanto estáticas, quanto em movimento, são as melhores para garantir um movimento do corpo mais suave.
Força: qualquer exercício que faça a capacidade de força do corpo aumentar, como agachamentos, movimentos com halteres e barras, até mesmo o próprio peso.

“Outra ótima opção para esses atletas é ⁠fazer exercícios pliométricos, ou seja, que trabalhem os músculos chamados de CORE, abdominal, lombar e bacia. Nesse tipo de atividade, o corpo em si é usado para que o esportista ganhe mais condicionamento físico”, explica o especialista.

Ainda nas palavras do doutor, os atletas que participam de competições precisam sempre contar com acompanhamento médico regular e um profissional de educação física. A combinação do cuidado multidisciplinar é o que faz com que esportistas de alto rendimento consigam prevenir lesões e outros machucados.

Compartilhar:

  • Data: 06/05/2024 09:05
  • Alterado:06/05/2024 21:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Hcor









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados