Odontologia é destaque entre as profissões de saúde

No ABC, interessados na carreira ganham nova opção de curso

  • Data: 18/02/2021 13:02
  • Alterado: 18/02/2021 13:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Anhanguera
Odontologia é destaque entre as profissões de saúde

Crédito:Alexandre Moraes/ Ascom UFPA

Você está em:

A mais recente pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada no segundo semestre de 2020, apontou que menos da metade da população brasileira, ou 49,4%, realizou uma consulta com um dentista no período de doze meses. O dado mostra que a saúde bucal ainda é muito básica no Brasil. Especialistas recomendam que um adulto deva buscar por um profissional a cada 6 meses.

Mas engana-se quem pensa que a profissão está desvalorizada. A evolução tecnológica e investimentos na área da Saúde nos últimos anos, fizeram com que o aumento da expectativa de vida aumentasse, chegando aos 76,3 anos. Isso faz com que a saúde bucal seja prioridade e que a Odontologia desponte como uma das profissões mais relevantes no segmento. Além disso, tratamentos menos invasivos, procedimentos rápidos, o aumento na procura por tratamentos estéticos no país também marca a alta da profissão.

Quem se interessa pela área pode seguir por uma série de caminhos. Por exemplo, empresas privadas e a realização de atendimento aos funcionários e programas de prevenção a doenças bucais; escolas, trabalhando direto com a saúde bucal de crianças e adolescentes; indústrias de equipamentos odontológicos e, também, no setor público, em postos de saúde, unidades de pronto atendimento, hospitais e secretarias municipais e estaduais de saúde. Aos que possuem a veia empreendedora, o diretor da Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo (SP), Ricardo Cavalini, mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, aconselha: “também é importante lembrar que é possível investir no seu próprio negócio, ou seja, consultório ou clínicas particulares”.

Antes de pensar qual segmento investir, é preciso saber qual área, além da Odontologia Clínica, pode ser a especialização. Há diversas possibilidades como o Odontopediatria, no atendimento a crianças e adolescentes, Odontogeriatria, que atende idosos, Ortodontia, que realiza tratamento com aparelhos ortodônticos, a Implantodontia, voltada para implantes dentários, Endodontia, que cuida dos tratamentos de canal, Odontologia Estética e Periodontia, que cuida das gengivas e estruturas de sustentação dos dentes. Por fim, há a área de Cirurgia e Traumatologia, que realiza cirurgias complexas em situação de traumas faciais e ossos do crânio.

Segundo o site Glassdoor, que fornece informações salariais e avaliação de empresas, a média salarial de um dentista é de R$ 4.854. O valor pode sofrer alterações conforme atualizações do portal.

“Para quem gostaria de começar a carreira, é importante escolher uma instituição de qualidade. Em São Bernardo, a Anhanguera acaba de abrir turmas de Odontologia. Vamos atuar apostando na qualidade acadêmica da instituição com uma proposta diferenciada, com o objetivo de formar profissionais e agentes protagonistas da saúde preparados para exercer a profissão em contextos e comunidades diversas”, finaliza o Diretor.

Compartilhar:










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados