Obras de revitalização da Avenida João Firmino

Avenida, que recebe uma média diária de 1,8 mil veículos nos horários de pico, recebeu novo recapeamento e projeto paisagístico, ciclovia, e obras para minimizar os problemas de alagamento

  • Data: 13/06/2012 23:06
  • Alterado: 13/06/2012 23:06
  • Autor: Thiago Alfredo Krauss
  • Fonte: PMSBC
Obras de revitalização da Avenida João Firmino

Operação

Crédito:

Você está em:

As obras de revitalização da Avenida João Firmino serão entregues nesta sexta-feira (15), às 15h30, pelo prefeito Luiz Marinho. A via liga a região central de São Bernardo do Campo aos bairros Assunção e Alvarenga, além de ser uma alternativa de acesso à rodovia Anchieta. Os moradores da região também poderão trafegar de bicicleta, pois uma ciclovia foi construída em toda a extensão da avenida.

A Avenida João Firmino passou por ampla reforma, incluindo nova pavimentação, construção de canteiros centrais, acessibilidade para pessoas com deficiência, além de obras de drenagem para melhor escoamento das águas de chuva, diminuindo, assim, os problemas de alagamento.

A via recebe uma média diária de 1,8 mil veículos nos horários de pico. O objetivo das intervenções é garantir melhor fluidez ao tráfego de veículos e oferecer condições de conforto e segurança aos pedestres. Além dos moradores das regiões do Assunção e Grande Alvarenga, que estão entre as mais populosas da cidade, a nova via terá impacto no sistema viário do município, pois é uma alternativa de acesso à Rodovia Anchieta.

Obras – A revitalização da via teve início em novembro de 2010 e contemplou a construção de novas calçadas (em um total de 9,3 mil m²); nova pavimentação em toda a avenida, correspondente a 1,7 quilômetro; construção de cinco lombofaixas (faixa de travessia elevada para acessibilidade dos pedestres); 89 rampas de acessibilidade; novo projeto paisagístico; e uma ciclovia no novo canteiro central.

Para minimizar os problemas de alagamento na região da João Firmino e vias adjacentes, a Prefeitura ampliou e adequou o sistema de drenagem da via e das ruas Ana Maria Martinês, Urbano de Oliveira Duarte, Antônio Jorge Franco, Dr. Flaming, Argia, Assunção e a Avenida Álvaro Guimarães. Os serviços proporcionaram, inclusive, a melhoria do escoamento do Córrego Palmeiras, que passa sob a João Firmino.

No total, foram executados dois mil metros de galeria de águas pluviais, 298 novas bocas de lobo e de leão (para captação de água), 7.672 metros de guia e sarjeta e 64 metros de túnel por baixo da avenida por meio de perfuração do solo, de forma a minimizar, assim, os impactos no trânsito durante a obra. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) construiu um coletor-tronco para que o esgoto seja encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ABC.

Paisagismo – A revitalização paisagística da Avenida João Firmino abrange o canteiro central e as praças vizinhas – Dellabarba, Luis Casa e José Stargorlini – totalizando uma área de 11 mil m². Foram construídos novos passeios, implantadas áreas ajardinadas, além de novos mobiliário urbano e iluminação.

O objetivo da revitalização vai além da questão estética, transformando a avenida em um corredor verde urbano, onde foi priorizada a vegetação nativa.

Na Praça Dellabarba, a quadra poliesportiva foi reformada e o espaço ganhou novo piso, com acessibilidade e playground para crianças. Já a Praça Luis Casa teve as áreas de convívio e circulação ampliadas.

Transportes – Para melhorar a fluidez de veículos da Avenida João Firmino, o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) eliminará as conversões à esquerda no canteiro central. A alternativa aos motoristas serão os retornos semaforizados, a exemplo das ruas Cristiano Angeli, que já possui mão única de direção, e Walter Carlos Zanini, que passará a ter mão única de direção.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:

  • Data: 13/06/2012 11:06
  • Alterado:13/06/2012 23:06
  • Autor: Thiago Alfredo Krauss
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados