Obra de R$ 134 milhões passa por baixo do Porto de Santos

A nova tubulação da Sabesp passa por baixo do Porto de Santos para garantir o abastecimento de água e acabar com a escassez no Guarujá

Crédito: Foto: Divulgação/Governo de SP.

Uma obra de engenharia de grande porte está sendo realizada sob as águas do litoral paulista para resolver um problema histórico de falta de água no Guarujá. Trata-se da Travessia Subaquática Santos-Guarujá, uma tubulação gigante que passa por baixo do canal do Porto de Santos.

A obra recebe o investimento de R$ 134,7 milhões e tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026. Ao todo, estão sendo instalados mais de 5 quilômetros de tubos de aço, dos quais 1,5 quilômetro fica completamente submerso.

Quando começar a funcionar, a nova rede terá capacidade para transportar 500 litros de água tratada por segundo, reforçando o abastecimento e beneficiando mais de 450 mil moradores e turistas.

Como vai funcionar o caminho da água

A nova tubulação vai funcionar de forma integrada entre três cidades da Baixada Santista, mas a prefeitura garante que os moradores de Santos e Cubatão não vão ficar sem água.

O caminho que a água fará foi planejado em quatro etapas:

  1. Produção: A água será tratada normalmente na Estação de Tratamento (ETA) de Cubatão, que tem capacidade de sobra para atender a região;
  2. Armazenamento: De Cubatão, o líquido segue para os grandes tanques de armazenamento da Sabesp;
  3. A travessia: A partir do reservatório do bairro Saboó, em Santos, a água entra na nova adutora e viaja por baixo do canal do Porto;
  4. Destino final: Os canos chegam direto ao reservatório de Vicente de Carvalho, no Guarujá, justamente um dos bairros que mais sofre com as torneiras secas no verão e na época de seca.

Esta é a segunda linha de tubos subaquáticos construída na região, a primeira já funciona interligando a Ponta da Praia (Santos) à Vila Lígya (Guarujá).

Cachorro-robô inspeciona os tubos

Porto de Santos
Foto: Divulgação/Governo de SP.

Por ser uma obra profunda e perigosa para mergulhadores e operários, a Sabesp adotou uma tecnologia inovadora: o DOM, um cachorro-robô controlado por controle remoto.

O equipamento anda por dentro das tubulações escuras e galerias apertadas enviando imagens em tempo real para os engenheiros. O robô tem duas horas de autonomia de bateria, luzes potentes, câmeras de alta definição e sensores especiais para detectar vazamentos de gases tóxicos, garantindo a segurança dos trabalhadores da superfície.

Privatização acelerou o projeto

De acordo com a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, a obra só saiu do papel graças à desestatização da Sabesp, concluída em 2024. O novo contrato privado prevê um pacote de R$ 8 bilhões em investimentos para a Baixada Santista nos próximos três anos.

Em 2025, a companhia investiu o valor recorde de R$ 15,2 bilhões em todo o estado. O objetivo principal do Governo de São Paulo é antecipar a meta de universalização do saneamento (água e esgoto para todos) de 2033 para 2029.

Além da travessia, a região ganhará outras duas grandes melhorias: o megaporão de água Mambu Branco (para guardar 40 milhões de litros e evitar falta de água quando chove muito) e a nova Estação de Tratamento de Água Melvi, prometida para começar a operar em 2027.

  • Publicado: 24/06/2026 15:06
  • Alterado: 24/06/2026 15:06
  • Autor: Daniela Ferreira
  • Fonte: Agência SP