Obra de R$ 134 milhões passa por baixo do Porto de Santos
A nova tubulação da Sabesp passa por baixo do Porto de Santos para garantir o abastecimento de água e acabar com a escassez no Guarujá
- Publicado: 24/06/2026 15:06
- Alterado: 24/06/2026 15:06
- Autor: Daniela Ferreira
- Fonte: Agência SP
Uma obra de engenharia de grande porte está sendo realizada sob as águas do litoral paulista para resolver um problema histórico de falta de água no Guarujá. Trata-se da Travessia Subaquática Santos-Guarujá, uma tubulação gigante que passa por baixo do canal do Porto de Santos.
A obra recebe o investimento de R$ 134,7 milhões e tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026. Ao todo, estão sendo instalados mais de 5 quilômetros de tubos de aço, dos quais 1,5 quilômetro fica completamente submerso.
Quando começar a funcionar, a nova rede terá capacidade para transportar 500 litros de água tratada por segundo, reforçando o abastecimento e beneficiando mais de 450 mil moradores e turistas.
Como vai funcionar o caminho da água
A nova tubulação vai funcionar de forma integrada entre três cidades da Baixada Santista, mas a prefeitura garante que os moradores de Santos e Cubatão não vão ficar sem água.
O caminho que a água fará foi planejado em quatro etapas:
- Produção: A água será tratada normalmente na Estação de Tratamento (ETA) de Cubatão, que tem capacidade de sobra para atender a região;
- Armazenamento: De Cubatão, o líquido segue para os grandes tanques de armazenamento da Sabesp;
- A travessia: A partir do reservatório do bairro Saboó, em Santos, a água entra na nova adutora e viaja por baixo do canal do Porto;
- Destino final: Os canos chegam direto ao reservatório de Vicente de Carvalho, no Guarujá, justamente um dos bairros que mais sofre com as torneiras secas no verão e na época de seca.
Esta é a segunda linha de tubos subaquáticos construída na região, a primeira já funciona interligando a Ponta da Praia (Santos) à Vila Lígya (Guarujá).
Cachorro-robô inspeciona os tubos

Por ser uma obra profunda e perigosa para mergulhadores e operários, a Sabesp adotou uma tecnologia inovadora: o DOM, um cachorro-robô controlado por controle remoto.
O equipamento anda por dentro das tubulações escuras e galerias apertadas enviando imagens em tempo real para os engenheiros. O robô tem duas horas de autonomia de bateria, luzes potentes, câmeras de alta definição e sensores especiais para detectar vazamentos de gases tóxicos, garantindo a segurança dos trabalhadores da superfície.
Privatização acelerou o projeto
De acordo com a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, a obra só saiu do papel graças à desestatização da Sabesp, concluída em 2024. O novo contrato privado prevê um pacote de R$ 8 bilhões em investimentos para a Baixada Santista nos próximos três anos.
Em 2025, a companhia investiu o valor recorde de R$ 15,2 bilhões em todo o estado. O objetivo principal do Governo de São Paulo é antecipar a meta de universalização do saneamento (água e esgoto para todos) de 2033 para 2029.
Além da travessia, a região ganhará outras duas grandes melhorias: o megaporão de água Mambu Branco (para guardar 40 milhões de litros e evitar falta de água quando chove muito) e a nova Estação de Tratamento de Água Melvi, prometida para começar a operar em 2027.