OAB sedia 1º Simpósio de Mudanças Climáticas de SBC

Simpósio na OAB reúne lideranças nesta segunda-feira para debater os desafios das cidades diante das mudanças climáticas

Crédito: Fotos: Divulgação/PMSBC

A subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Bernardo do Campo sedia nesta (08), a partir das 15h, o primeiro Simpósio de Mudanças Climáticas do município. O evento debaterá soluções jurídicas, acadêmicas e de governança diante da crise climática global e o aumento de desastres extremos, como tempestades e estiagens severas.

A Prefeitura de São Bernardo, sob a gestão de Marcelo Lima, integra a mesa de debates para apresentar as políticas públicas transversais da cidade. O encontro foi oficialmente incorporado à agenda do Junho Verde, mês dedicado a ações de conscientização ambiental na região do ABC paulista.

Avanço Institucional e a Estrutura do CMEC

Mudanças Climáticas
Fotos: Divulgação/PMSBC

A cooperação municipal no simpósio reflete a consolidação de ferramentas criadas em 2025 para mitigar o impacto das intempéries na cidade. Os principais pilares estruturais de São Bernardo envolvem:

  • Centro Municipal de Emergências Climáticas (CMEC): Órgão central que coordena a produção de dados meteorológicos, monitoramento de áreas de risco e alertas precoces à população;
  • Fórum Social de Mudanças Climáticas: Canal focado na participação popular e engajamento da sociedade civil organizada;
  • Ação Intersecretarial: Trabalho conjunto entre a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal e a Defesa Civil para otimizar os protocolos de resposta em campo.

“O evento evidencia como São Bernardo tem buscado transformar a preocupação com a crise climática em instrumentos concretos de planejamento e ação pública”, avaliou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ronaldo Perrucci.

Internacionalização da Agenda Ambiental

A estratégia climática de São Bernardo já havia ganhado projeção internacional no fim do ano passado. Em outubro de 2025, o município participou pela primeira vez do Circuito Urbano, um programa global promovido pelo ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos).

Na ocasião, especialistas debateram no anfiteatro da Faculdade de Direito local os modelos de governança e adaptação urbana que agora servem de base para os debates jurídicos e institucionais na sede da OAB.

Serviço – Simpósio de Mudanças Climáticas

  • Data e Horário: Segunda-feira (8/6), às 15h
  • Local: Subsecção da OAB São Bernardo
  • Endereço: Rua 23 de Maio, nº 215 – Vila Tereza
  • Iniciativa: Comissões de Mudanças Climáticas e de Meio Ambiente da OAB
  • Publicado: 07/06/2026 11:15
  • Alterado: 07/06/2026 11:15
  • Autor: Daniela Ferreira
  • Fonte: PMSBC