O drama entre Messi e o Barcelona
Entenda todo o processo que se passou entre jogador e clube nos últimos dias
- Data: 29/08/2020 17:08
- Alterado: 29/08/2020 17:08
- Autor: Redação
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Miguel Ruiz – FC Barcelona
Barcelona campeão. Messi melhor do mundo. Messi destaque nas manchetes em jornais de todo o mundo. Você já viu essa cena várias vezes nos últimos anos. Mas de repente, tudo mudou. O Messi ainda é destaque nas manchetes, mas ele aparece triste e insatisfeito. Ele quer sair do Barcelona. Mas por quê? Pra você que caiu de paraquedas no meio dessa confusão, venha entender exatamente o que aconteceu:
Tudo começou no dia 14 de agosto. O craque já tinha demonstrado insatisfação com o elenco pouco competitivo da equipe catalã, mas a derrota contra o Bayern por 8 a 2 foi como a última gota d’água para Lionel Messi no Barcelona. Após o vexame, ele comunicou que só ficaria no clube se houvessem certas mudanças. Mas por que Messi estava tão insatisfeito com o clube? Desde problemas com o elenco, como a saída de Suarez da equipe, e a não contratação de Neymar, até questões envolvendo o presidente o clube, com quem não mantém boas relações contribuíram para essa situação. Sem falar que é o primeiro ano há mais de uma década que o time passa em branco, sem títulos.
Voltando à derrota vergonhosa na Liga dos Campeões. Após o jogo, então, o multicampeão decidiu de vez que não queria continuar no clube, e fez suas exigências, sendo elas a contratação de dois jogadores (e amigos de Messi) Lautaro Martínez e Neymar, e a vinda de um treinador melhor. Com a crise financeira no Barcelona, pouco pode-se fazer de contratações de peso, mas houve pelo menos a vinda de Ronald Koeman como novo técnico, que realizou uma reunião exclusiva com o craque.
Seja lá qual foi a conversa e o projeto apresentado, não satisfez o argentino, que continuou vocalizando a vontade de deixar o Barça, e especulações de times interessados surgiram de toda parte.
O Messi tem contrato válido com o clube catalão até junho de 2021, cuja cláusula de rescisão é de 700 milhões de euros (cerca de R$ 4,4 bilhões). Além disso, o jogador recebe um alto salário, sem contar com alto valor de mercado, então não é qualquer clube que poderá bancar os valores que ele vale. Segundo especulações, as equipes mais interessadas na contração do jogador são:
- Internazionale de Milão, houveram até boatos de que Messi havia comprado um imóvel em Milão, e estava próximo do clube por conta disso;
- Manchester City, é o clube favorito na contratação, por conta principalmente da presença de Pep Guardiola na equipe;
- PSG, o time de Neymar e Mbappé poderia facilmente seduzir o craque, que busca por um time mais competitivo e com maiores chances de títulos;
- Newell’s Old Boys, a equipe na qual Messi deu os primeiros passos no futebol. Os torcedores do Newell’s chegaram a ir às ruas pedindo a contratação do argentino pelo clube. Pela idade, Messi estaria próximo da aposentadoria, o que poderia trazé-lo para uma possível despedida da carreira. Voltar à Argentina, porém, não está nos planos do profissional por enquanto;
- Manchester United, o time foi um dos cotados, mas sai atrás na corrida pelo jogador;
- Juventus, ainda há especulações de que o Juventus tenha entrado em contato com o pai do craque, mas tem poucas chances de fazer uma contratação.
Apesar de toda a competição por Messi, o Barcelona não pretende deixá-lo ir tão facilmente. Nessa sexta-feira (28), o argentino pediu uma reunião para discutir o seu contrato com o clube, pedido que foi negado pela direção. O jogador também chegou a convocar uma cláusula contratual que permitiria que ele saísse no final da temporada (encerrada após o jogo contra o Bayern), mas a diretoria da equipe catalã disse que a cláusula já havia expirado. A única maneira de tirar o craque de lá seria pagando a multa.
Com todas essas discussões, porém, os dois lados permanecem irredutíveis em suas opiniões: Messi, quer sair, e o Barça quer segurá-lo a todo custo. A reapresentação da equipe será na segunda-feira, e a mídia espanhola afirma que Messi não irá se reapresentar ao elenco, Tampouco participará dos testes para covid nesse domingo. O drama continua, vamos ver até onde vai essa novela.