Santo André Cidade

Novos ecopontos em Santo André têm potencial para ampliar reciclagem em 40%

Anualmente, moradores entregam mais de 2 mil toneladas de recicláveis nas Estações de Coleta; com a construção de dez unidades, pode-se atingir cerca de 3 mil toneladas

  • Data: 10/10/2022 19:10
  • Alterado: 10/10/2022 19:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Santo André
Novos ecopontos em Santo André têm potencial para ampliar reciclagem em 40%

Crédito:Divulgação

As Estações de Coleta são equipamentos públicos que desempenham um papel fundamental para a melhoria da gestão de resíduos sólidos, sobretudo porque recebem materiais volumosos que não são recolhidos na coleta porta a porta. Com a entrega de mais dez unidades neste ano, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) poderá ampliar em aproximadamente 40% a reciclagem de materiais recebidos nos ecopontos.

Em 2021, os 20 equipamentos públicos que existiam receberam mais de 2 mil toneladas de resíduos secos, entregues voluntariamente por munícipes. Ao incluir mais dez Estações de Coleta, o Semasa consegue aumentar a capacidade de receber e de dar o destino ambiental correto para cerca de 3 mil toneladas de materiais – o que representa esse aumento de cerca de 40%.

“É a primeira vez que Santo André ganhará dez Estações de Coleta em um único ano. Isso reforça o quanto estamos investindo em obras e projetos ambientais para que o município torne-se cada vez mais sustentável, limpo e agradável para a população”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Nos equipamentos públicos que estavam em operação no ano passado, os munícipes também destinaram corretamente mais de 22 toneladas de entulho, 5 mil toneladas de madeira, 12 mil quilos de óleo de cozinha, 8 mil pneus, 15 mil sofás e 4 mil colchões. Os ecopontos ainda recebem roupas, calçados, acessórios e eletroeletrônicos, além de poda de vegetação, gesso e telhas e fibra de amianto (esses últimos, no entanto, são aceitos em algumas unidades).

Além de ampliar o descarte correto de resíduos, diminuir a quantidade de locais onde há despejo ilegal de materiais e deixar os bairros mais limpos, as Estações de Coleta contribuem para aumentar o tempo de operação do Aterro Sanitário Municipal (com obras de ampliação, o equipamento terá apenas mais cinco anos de vida útil), promover economia de dinheiro público e reduzir o uso de recursos naturais que seriam utilizados para a fabricação de novos produtos.

Compartilhar:

  • Data: 10/10/2022 07:10
  • Alterado: 10/10/2022 07:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Santo André









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados