Novembro, mês da 8ª Semana Ticket Cultura & Esporte

Evento reúne mais de 300 atividades gratuitas com shows, teatro, cinema, circo, exposições e esportes

  • Data: 16/10/2014 12:10
  • Alterado: 22/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Imagem
Novembro

Crédito:

Você está em:


Evento anual já beneficiou aproximadamente 1 milhão de pessoas nas sete edições realizadas e acontece no mês de comemoração do Dia Nacional da Cultura (5 de novembro). A abertura contará com a apresentação do violonista Yamandu Costa e da orquestra de câmara Cantilena Ensemble no domingo, 2 de novembro, às 11h no Auditório Ibirapuera. A programação também conta com apresentação de João Carlos Martins e Camerata Bachiana no CEU Aricanduva, show da banda Del Rey, exposições gratuitas no MASP e Conjunto Nacional, SlowMovie e SlowKids no Parque Burle Marx, Conexão Cultural no MIS, além de uma mostra de cinema e teatro nos CEUs

Circo, música, cinema, teatro, esporte e artes visuais compõem a 8ª Semana Ticket de Cultura & Esporte em mais de 300 atividades gratuitas.  O evento é promovido pela Ticket e ocorre de 2 a 16 de novembro com atrações no MASP, Praça Victor Civita, CEUs (Centros Educacionais Unificados), Auditório do Ibirapuera, Conjunto Nacional, Memorial da América Latina, MIS, Parque Burle Marx, Parque Villa Lobos, entre outros locais.

O violonista Yamandu Costa e a orquestra de câmara Cantilena Ensemble se reúnem em uma apresentação especial para a abertura da 8ª Semana Ticket Cultura & Esporte. O show acontece no domingo, 2 de novembro às 11h no Auditório Ibirapuera. Yamandu é uma das principais referências da música instrumental do país e a orquestra de câmara, que foi fundada em 2006 pela violinista Maria Fernanda Krug, circula por todo Brasil apresentando seu repertório erudito.

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA
Outro destaque na música fica por conta do maestro João Carlos Martins que se apresenta com a Camerata Bachiana na sexta-feira, 7 de novembro, às 11 horas, no CEU Aricanduva. O show de encerramento contará com a banda Del Rey no domingo, 16 de novembro, às 18 horas, na Praça Victor Civita. O grupo faz uma releitura de sucessos de Roberto Carlos. Entre os clássicos repaginados estão Não Há Dinheiro Que Pague, Eu Te Amo, Além Do Horizonte, Namoradinha de Um Amigo Meu, Se Você Pensa, Negro Gato, Se Você Pensa.

Para as crianças, o Circo Zanni faz apresentações de 8 a 16 de novembro no Memorial da América Latina. O grupo, com direção artística de Domingos Montagner e musical de Marcelo Lujan, celebra 10 anos de trajetória e apresenta uma retrospectiva de antigos números de sucesso como equilíbrio no arame, acrobacias, coreografias, números aéreos em balanço e malabarismo.

A Cia. Trucks faz sessões de contações de histórias com Divertistórias nos domingos 2, 9 e 16 de novembro, no Museu da Casa Brasileira e programação também em Osasco. Na trama, objetos do cotidiano e a imaginação criam um mundo novo a partir de elementos simples e do dia a dia para as crianças.

O Parque Burle Marx une atrações de artes, música, cinema, gastronomia, piquenique, instabike, food trucks e oficinas com o SlowMovie (Sábado, 8 de novembro) e o SlowKids (Domingo, 9 de novembro). O primeiro dia ainda traz shows da cantoria Tiê e da banda Bixiga 70 e encerra com a exibição do filme “Pequena Miss Sunshine” escolhido via votação pela internet. O dia seguinte reserva uma programação voltada para o público infantil e família e contará com o show musical do grupo Brasileirinhos.

O MIS (Museu da Imagem e do Som) também é palco de um evento que comtempla múltiplas artes, o Conexão Cultural no sábado, 15 de novembro, a partir de meio dia. Entre as atrações estão a Expo São Paulo, Feirinha Gastronômica (Rolando Massinha, Buzina Food Truck, Pastel do Kyoto e Kombosa Shake), Oficina de stencil, intervenção do coletivo Desejos Urbanos, além de shows de BOS Traditional Jazz Band, Vinicius Calderoni e BluBell.

Mesclando linguagens e tendências, de 4 a 16 de novembro, o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) terá entrada gratuita em virtude da 8ª Semana Ticket de Cultura & Esporte. Quem for ao museu poderá conferir de perto seis mostras diferentes: LA NIL – Pinturas 1988-2014, Do Coração Da África – Arte Iorubá, Cidades Invisíveis, Passagens Por Paris – Arte Moderna Na Capital Do Século XIX, O Triunfo Do Detalhe (E Depois, Nada) e Deuses E Madonas – A Arte Do Sagrado.

O Conjunto Nacional recebe a mostra Natureza dá arte, com curadoria de Fabio Delduque, a exposição terá fotos de Luiz Braga produzidas durante as treze edições do Festival de Arte Serrinha e a instalação “Carro verde”, do coletivo Bijari. A atividade ainda contará com expedições de desenho no Parque do Trianon com o artista Paulo Von Poser.

Nesta edição, os CEUs recebem 56 apresentações de teatro, 93 sessões de cinema, 26 contações de histórias, 5 clínicas esportivas e 13 apresentações de circo divididas entre 14 unidades: Água Azul, Alvarenga, Aricanduva, Butantã, Casa Blanca, Jaçanã, Meninos, Navegantes, Parque São Carlos, Paz, Quinta do Sol, Rosa da China, Vila Atlântica e Vila do Sol.

Entre as atrações estão espetáculos infantis como A Bruxinha e Zoo-ilógico, ambos da Cia. Trucks; Mina, da Cia. Simples; Quiprocó, da Trupe Koskowisck; Os Artistas, da Cia. Cênica Nau de Ícaros; A Menina Lia, da Cia. do Fubá. Vanessa Meriqui e Kiara Terra apresentam contações de histórias de várias unidades.

Na área de cinema, haverá a exibição do candidato brasileiro para entrar na disputa pelo Oscar 2015 de melhor filme estrangeiro: Hoje quero volta sozinho, de Daniel Ribeiro (CEU Água Azul). Completam a lista os longas O Menino e o Mundo, de Alê Abreu (CEU Alvarenga); o argentino Las Acacias, de Pablo Giorgelli (CEU Casa Blanca); Cine Holliúdy, de Halder Gomes (CEU Aricanduva) e os curtas Carnaval dos Deuses, de Tata Amaral e O Fim do Recreio, de Vinicius Mazzon e Nélio Spréa (CEU Butantã).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SHOWS
Yamandu Costa e Cantilena Ensemble – Abertura
Domingo, 2 de novembro às 11h, no Auditório Ibirapuera
Considerado um dos maiores talentos do violão brasileiro, Yamandu Costa é referência mundial na interpretação da música brasileira, com rara personalidade no seu violão de sete cordas. Explora repertório de choro, música clássica brasileira, milongas, tangos, zambas e chamamés. Ao seu lado, estará a orquestra de câmara Cantilena Ensemble, com ampla experiência na música erudita do país. O grupo foi fundado em 2006, pela violinista Maria Fernanda Krug.
Auditório Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 2.  Livre. Telefone -(11) 3629-1075.

Banda Del Rey – Show de encerramento
Domingo, 16 de novembro, às 18 horas, na Praça Victor Civita
O vocalista China e integrantes da Mombojó fazem uma releitura de sucessos de Roberto Carlos com a banda Del Rey. O grupo é formado por China (voz), Vicente Machado (bateria), Marcelo Machado (baixo), Chiquinho Moreira (teclados) e Felipe S (guitarra). Entre os clássicos repaginados estão Não Há Dinheiro Que Pague, Eu Te Amo, Além Do Horizonte, Namoradinha de Um Amigo Meu, Se Você Pensa, Negro Gato, Se Você Pensa.
Praça Victor Civita – Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros. Livre.

MULTICULTURAL
Conexão cultural
Sábado, 15 de novembro, a partir das 12 horas, no MIS
Entre as atrações do evento estão a Expo São Paulo, Feirinha Gastronômica (Rolando Massinha, Buzina Food Truck, Pastel do Kyoto e Kombosa Shake), oficina de stencil com caracterização de camisetas, intervenção do Coletivo Desejos Urbanos, palestra sobre consumo cultural com Leonardo Brant, além de shows de BOS Traditional Jazz Band, Vinicius Calderoni e BluBell.
12h às 22h | Exposição | Conexão São Paulo
Intervenções nas fotos de São Paulo para repensar e sonhar a cidade.
12h às 17h | Oficina| Stencil com Alex Romano (Kaleb)
Pintura, graffiti, desenho e escultura que exploram temas que trazem a originalidade onírica de Kaleb. *Participantes devem levar camiseta branca para participar da atração.
12h às 22h | Intervenção| Desejos Urbanos
“Coletivo de duas” surgiu da necessidade de aprofundar a relação entre cidade e habitante.
15h às 16 | Palestra | Consumo Cultural com Leonardo Brant
Consumo cultural e novas oportunidades de mercado para a cultura. Palestrante irá discursar também sobre a Lei Rouanet.
16h às 17h | Música | BOS Jazz Band
Especializada no jazz tradicional de New Orleans, a banda revive o clima das famosas intervenções na rua das street bands em diálogo com o formato do palco.
18h às 19h | Música | Vinicius Calderoni
O show propõe um passeio por timbres e texturas diversos e improváveis. Referências cinematográficas e teatrais compiladas em canções autorais, arranjos cheios de contrastes e rupturas, o anti-easy listening.
20h | Música | Blubell
A cantora e compositora apresenta sua música pop e jazzística, com pitadas de humor e amor, uma ode à cidade, às pessoas, à vida. Crônicas que se transformam em canções em português, em inglês, em francês.
MIS – Avenida Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP

SlowMovie
Sábado, 8 de novembro, a partir das 15h, no Parque Burle Marx
O evento une atrações de artes, música, cinema, gastronomia, bike nic, instabike, oficinas, food trucks, estampas em camiseta com o artista Aleba e shows de Tiê e Bixiga 70. O evento encerra com a exibição do filme “A Pequena Miss Sunshine”.
15h | Oficinas, slowbikes, música ambiente
Aleba | oficina de Live Silk em camisetas
Cooperglicério | coleta seletiva dos resíduos do evento e oficina de reciclagem e reaproveitamento de lixo.
Coletivo Gamb | soluções construtivas transformam objetos parados em mobiliários, arte e objetos.
16h30 | música | Tiê
Cantora e compositora, Tiê, apresenta canções de seu terceiro disco Esmeraldas lançado em setembro. Tiê já lançou Sweet Jardim (2009) e A Coruja e O Coração (2011).
18h | música  | Bixiga 70
Com músicos das mais variadas frentes musicais, a banda procura explorar o território de fusão da música instrumental africana, latina e brasileira em composições próprias e versões de artistas brasileiros.
19h30 – 22h | Filme ao ar livre: A pequena Miss Sunshine (votação popular)
Parque Burle Marx – Av. Dona Helena Pereira de Morais, 200 – Vila Andrade – zona sul – São Paulo

INFANTIL
Slowkids
Domingo, 9 de novembro, a partir das 14h, no Parque Burle Marx.
O SlowKids tem uma programação voltada especialmente para o público infantil e família com, oficinas infantis, ação do Instituto Brincantinho, roda de leitura, estampas em camiseta com o artista Aleba e show musical com o grupo Brasileirinhos.
A partir das 14h:
Roda de leitura
Brincadeiras tradicionais com Instituto Brincante – Brincantinho
Ser criança é natural com Instituto Romã | Passeios pela natureza

Oficinas | Live Silk com Aleba | Arte para bebês, Cara de Quintal e Troca de brinquedos

16h |música| Paulo Bira | Brasileirinhos – música para os bichos do Brasil.
Inspirado no livro Brasileirinhos (Cosac Naify), Paulo Bira faz uma viagem musical pela fauna brasileira, cantando e contando histórias dos bichos do Brasil. O disco Brasileirinhos, lançado em 2010, foi indicado ao Grammy Latino na categoria Disco para crianças.
Parque Burle Marx – Av. Dona Helena Pereira de Morais, 200 – Vila Andrade – zona sul – São Paulo

Divertistórias – Contação de Histórias com a Cia Truks
Domingos, 2, 9 e 16 de novembro no Museu da Casa Brasileira
Uma simples caixa, mas que revela um verdadeiro mundo de Pandora é o ponto de partida deste mergulho na imaginação do Divertistórias, que brinca com a forma tradicional da narrativa oral e convida o público a participar de um rico jogo de dramatização. Com Henrique Sitchin, da Cia. Truks.
Museu da Casa Brasileira – Av Brigadeiro Faria Lima 2705

Ricardo Herz para crianças com Cantilena Ensemble
Sábado, 8 de novembro, às 17h, no Parque Villa Lobos
O violinista popular Ricardo Herz e a Cantilena Ensemble apresentam o repertório do disco “Ricardo Herz para crianças” em arranjos especiais para esta formação com a orquestra de câmara. Brincando com seu violino e com instrumentos de brinquedo, o concerto traz canções do folclore nacional como Samba Lelê e Marcha Soldado, fazendo do repertório infantil uma festa ao som de forrós, valsas e baiões, para crianças e adultos.
Parque Villa Lobos – Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto dos Pinheiros.

EXPOSIÇÕES
LA NIL – Pinturas 1988-2014
De 4 a 16 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 18h, no MASP
A mostra apresenta o trabalho do artista plástico e diretor de cinema Julian Schnabel entre os anos de 1988 e 2014 pela primeira vez na América Latina. A exposição possui obras de grandes dimensões pintadas sobre tela, velas de embarcações encontradas ao acaso e lona encerada usada para proteção de carga e objetos, além de obras recentes feitas sobre bandeiras de navegação e fotografias digitalizadas e impressas. É sua primeira exposição na América Latina.
Entre o acervo estão às exposições Do Coração Da África – Arte Iorubá, Cidades Invisíveis, Passagens Por Paris – Arte Moderna Na Capital Do Século XIX, O Triunfo Do Detalhe (E Depois, Nada) e Deuses E Madonas – A Arte Do Sagrado.
MASP – Avenida Paulista, 1578 – São Paulo – SP. Telefone (55 – 11) 3251-5644. Livre.

Exposição Natureza dá arte
De 2 a 16 de novembro no Conjunto Nacional
Com curadoria de Fábio Delduque, a mostra “Natureza dá arte” traz fotos de Luiz Braga produzidas durante as treze edições do Festival de Arte Serrinha, com destaque para as imagens da instalação “A grande espiral”, do artista ambientalista Bené Fonteles, das peças de mobiliário do designer Hugo França e contará ainda com a instalação “Carro verde”, do coletivo Bijari. A mostra ainda contará com expedições de desenho no Parque do Trianon do Artista Paulo Von Poser voltadas para o público interessado.
Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – Bela Vista

Parque do Trianon – Expedição de desenho com Paulo von Poser
Sábados, 8 e 15 de novembro, às 11h
Integrando a exposição “Natureza dá Arte”, o artista plástico Paulo von Poser convida o público a desenhar a natureza do Parque Trianon, no coração da cidade de São Paulo, em uma expedição artística. Duração de 2 horas.
Concurso de fotografia: Fotografe a natureza que resiste na cidade de São Paulo e poste sua foto no Instagram com a hashtag #naturezanacidade. Suas fotos serão parte da exposição e você ainda pode ganhar um presente especial. Quem conferir as atrações da Semana poderá ter suas imagens na mostra pela hashtag #semanaticketcultura
Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – Bela Vista

CIRCO
Circo Zanni
De 8 a 16 de novembro, no Memorial da América Latina
8 de novembro, sábado, às 17h e 20h30
9 de novembro, domingo às 17h e 19h30
15 de novembro, sábado, às 17h e 20h30
16 de novembro, domingo, às 17h e 19h30
*Todas exibições possuem limitação de público. Adquirir o ingresso com 1 hora de antecedência.
Dirigido por Domingos Montagner, o Circo Zanni traz todo o lado lúdico do picadeiro com seu espetáculo mais recente no Memorial da América Latina. A apresentação celebra 10 anos de trajetória, apresentando uma retrospectiva de antigos números de sucesso do circo.
O grupo foi vencedor, em 2012, do Prêmio Funarte Petrobrás Carequinha de Estímulo ao Circo, já participou de Festivais Mundiais de Circo no Brasil e no exterior e já ganhou também diversos prêmios de Estímulo e Fomento à Cultura.
Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 Barra Funda – São Paulo. Telefone: 11. 3823-4600. Capacidade: 400 lugares.

Panorama da Semana
A Semana Ticket Cultura & Esporte já beneficiou, até o momento, aproximadamente 1 milhão de pessoas por meio das sete edições realizadas e acontece no mês de comemoração ao Dia Nacional da Cultura (5 de novembro). O objetivo principal é contribuir com a democratização da cultura, levando arte, cultura e esporte ao maior número possível de pessoas durante duas semanas. Somente em 2013, 263 mil pessoas participaram das atividades que contemplam tanto o centro quanto a periferia da cidade de São Paulo.
Um dos agentes motivadores para o investimento cultural da Ticket vem do resultado de uma pesquisa recente realizada pelo Sesc (Serviço Social Do Comércio) e pela fundação Perseu Abramo. Após 2.400 entrevistas em 139 municípios, foi identificado que:
•          51% não realiza nenhuma atividade cultural aos finais de semana;
•          71% nunca estiveram em exposições de pintura, escultura ou qualquer tipo de museu;
•          58% não leu nenhum livro nos últimos 6 meses ;
•          75% nunca foram a espetáculos de dança ou balé no teatro;
•          70% nunca foram a uma exposição de fotografia;
•          61% nunca viram uma peça teatral, independentemente do local de exibição.

Nessa edição, as atividades estarão distribuídas em diversos pontos de São Paulo, espalhados por locais centrais, MASP, Memorial da América Latina, Auditório Ibirapuera, Praça Vitor Civita, Conjunto Nacional, Museu da Casa Brasileira, Parque Burle Marx, Parque Villa Lobos, MIS (Museu da Imagem e do Som), além de 14 CEUs.
São mais de 300 atividades, envolvendo exibições de filmes, sessões do mais recente espetáculo do Circo Zanni, shows, exposições em cartaz no MASP, entre outras atrações. Haverá, ainda, ações esportivas, com clínicas de peteca, judô, rugby, além da presença da Caravana do Esporte de Ana Moser.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 16/10/2014 12:10
  • Alterado: 22/08/2023 09:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Imagem









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados