Novembro Azul ganha destaque em palestras nos hospitais municipais de Santo André

Eventos contaram com a participação de mais de 100 profissionais que atuam no CHM e Hospital da Mulher

  • Data: 21/11/2022 20:11
  • Alterado: 21/11/2022 20:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agência Brasil
Novembro Azul ganha destaque em palestras nos hospitais municipais de Santo André

Crédito:Helber Aggio / PSA

Você está em:

O Centro Hospitalar Municipal e o Hospital da Mulher de Santo André realizaram nesta segunda-feira (21) palestras sobre o câncer de próstata. Os eventos fazem parte da programação do Novembro Azul e reuniram cerca de 100 profissionais dos dois equipamentos.

A Palestra “Câncer de próstata, diagnóstico precoce e tratamento” foi ministrada pelo Professor Dr. Fabio Ferro Rodrigues, que é coordenador do serviço de urologia do Centro Hospitalar Municipal e também professor assistente da disciplina de urologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Após a palestra, o evento foi encerrado com um show animado do rapper Arnaldo Tifu. Além disso, os profissionais participaram de sorteio de brindes.

No Hospital da Mulher a palestra “Câncer de Próstata” foi apresentada pelo enfermeiro André Bustamante Rubio. A iniciativa contou com a parceria da Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André, que proporcionou para os participantes momentos de relaxamento com auriculoterapia, massagem, reiki e meditação guiada.

“Esses eventos temáticos nos ajudam a relembrar a população de atividades de cuidado que a gente precisa praticar com o nosso corpo e acabamos esquecendo no dia a dia. Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho nos relembram que precisamos olhar e cuidar do nosso corpo, no contexto geral”, pontua o diretor geral da Rede de Atenção Hospitalar andreense, Victor Chiavegato.

O câncer de próstata tem 90% de chances de cura se for diagnosticado precocemente. Fazer exames preventivos para checagem do PSA periodicamente é a melhor maneira de identificar a doença.

Outras atividades serão realizadas ao longo do mês, desde palestras, apitaço, rodas de conversa e até tendas montadas na frente das unidades para abordar homens que fazem parte do grupo de risco, ou seja, entre 55 a 69 anos ou acima de 40 que já tenham casos de câncer de próstata na família. Além disso, todas as 34 unidades de saúde da cidade estão realizando o exame de PSA, no qual é colhida uma amostra de sangue que pode detectar o câncer de próstata mesmo antes de surgirem os primeiros sintomas. 

Compartilhar:

  • Data: 21/11/2022 08:11
  • Alterado:21/11/2022 20:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agência Brasil




Tempo em Santo André para amanhã
17/03


Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Madrugada

Noite com muitas nuvens.

Manhã

Sol com muitas nuvens.

Tarde

Sol com muitas nuvens.

Noite

Noite com muitas nuvens.

Temperatura em
Santo André

Max: 24°C

Min: 18°C

Chuva em
Santo André

Probabilidade: 88%

Quantidade: 0mm

Ventos em
Santo André

Velocidade: 8km/h








Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados