São Paulo Cultura

Nova Exposição no Museu da Energia de São Paulo

Visitantes podem refletir sobre o uso dos recursos naturais na mostra “Energia e Transformação” que retrata o uso da água e energia ao longo da história da transformação urbana da cidade

  • Data: 31/01/2024 11:01
  • Alterado: 31/01/2024 11:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fundação Energia e Saneamento
museu-energia-sp

Museu da Energia de São Paulo

Crédito:Fabricio Junqueira

O Museu da Energia de São Paulo está de portas abertas com uma nova exposição: “Energia e Transformação”, que resultou na remodelação de todas as salas expositivas do Museu, com exceção da área de exposições temporárias, e que aborda um panorama de mais de 150 anos da história da energia na capital e no estado, com espaços para temáticas científicas, como as diferentes fontes, processos, alternativas e tendências futuras do setor. 

Além disso, a exposição promove uma reflexão sobre o uso dos recursos naturais e da água e as relações entre sociedade, energia e meio ambiente. “Energia e Transformação” é destinada a todos os públicos e poderá ser visitada de terça a sábado, das 10h às 17h. O projeto foi viabilizado com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. 

Visitando a exposição 

Uma das inovações da exposição inédita fica no piso térreo: o espaço “As Memórias do Casarão” apresenta os diferentes usos que o imóvel centenário, que abriga o museu, teve ao longo do tempo, como residência, escola e uma das primeiras ocupações de grupos em luta por moradia no centro da capital nos anos de 1980. Já nos andares superiores, a exposição traz as temáticas principais do museu, abordando o uso da água e energia ao longo da história da transformação urbana da capital e da Grande São Paulo a partir do século 19 até os dias de hoje. 

A mostra parte dos tempos do lampião a gás, que marcam a passagem de uma cidade colonial para urbana, introduzindo o visitante às transformações da capital paulista no século 19, com a implantação da iluminação pública. Há também uma sala dedicada à virada do século 19 para o século 20, apresentando as mudanças impulsionadas pela energia e o transporte elétrico a bondes na capital. 

Na mostra, também é possível acompanhar as mudanças na paisagem de 1910 até os anos 1950, a expansão da mancha urbana da cidade em novos bairros, com importantes obras como o Projeto Serra, que alterou, por exemplo, o curso natural do Rio Pinheiros, bem como a construção de grandes hidrelétricas geradoras de energia no estado a partir dos anos 1950, com seus impactos na paisagem, fauna, flora e para as populações.

O final do percurso apresenta a transição entre história e ciência, destacando a pluralidade das pessoas responsáveis pelos avanços científicos, além de abordar, de forma lúdica e didática, os diferentes tipos e processos da geração da energia. Espaços instagramáveis também compõem a mostra, para que o público possa interagir e tirar fotos como se estivesse nas ruas de São Paulo nos finais do século 19 ou dirigindo um bonde elétrico nos anos 1910. 

Outras atrações gratuitas 

Por ser mês de férias, em janeiro, o Museu da Energia de São Paulo também oferece atividades gratuitas, como a oficina de bolhas de sabão que acontece dia 20/01, onde os participantes terão a oportunidade de descobrir como elas se formam e “conduzi-las” com a utilização de bexigas, fenômeno possível por meio da eletrização de atrito entre objetos. A oficina busca demonstrar, de forma lúdica, o funcionamento de conceitos de eletrostática no dia a dia.

Ainda na programação de férias do Museu, há uma série de atividades refrescantes como circuito de água, mini piscinas e muitas brincadeiras para crianças de até 6 anos e não necessita de inscrição prévia. Essas atividades acontecem nos dias 25/01, 27/01 e 03/02. A iniciativa é uma parceria entre o Museu de Energia e o Sesc Bom Retiro as ações acontecem no Museu da Energia. 

Serviço 

Exposição “Energia e Transformação” 

Museu da Energia de São Paulo 

Endereço: Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos, São Paulo

Contato: WhatsApp (11) 99169-8531 ou pelo e-mail saopaulo@museudaenergia܂org܂br

Aberto de terça-feira a sábado, das 10h às 17h 

Evento: Museu de Energia de São Paulo – Programação de Janeiro

Público-alvo: Crianças até 6 anos

Inscrições: gratuitas no WhatsApp (11) 99169-8531, telefone: (11) 3224-1489 ou e-mail saopaulo@museudaenergia܂org܂br

Oficina de Bolhas de Sabão – 20/01 às 15h

Férias Refrescantes – 25/01, 27/01 e 03/02 das 11h às 14h

Compartilhar:

  • Data: 31/01/2024 11:01
  • Alterado: 31/01/2024 11:01
  • Redação
  • Fundação Energia e Saneamento









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados