Nome do novo presidente do Itaú deve ser divulgado em breve
Opções devem vir do Comitê Executivo do banco, sendo que próximo presidente enfrentará grandes desafios, por exemplo, a transição digital
- Data: 03/10/2020 12:10
- Alterado: 03/10/2020 12:10
- Autor: Izabel Rufino
- Fonte: Estadão Conteúdo
Atual presidente chega na idade-limite do estatuto
Crédito:Reprodução
O atual presidente do Itaú Unibanco, Cândido Bracher, completará 62 anos daqui dois meses, sendo esta a idade-limite do estatuto para que um executivo continue à frente do maior banco privado do País. Dessa forma, os controladores da instituição financeira, Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles, devem escolher o novo nome – este que deve ser anunciado até novembro.
O sucessor de Bracher deve vir do Comitê Executivo do banco, que conta com nomes como: Caio David, diretor-geral de atacado; Marcio Schettini, diretor-geral de varejo; André Sapoznik, vice de tecnologia; e Milton Maluhy, vice-presidente de finanças. Claro, que os candidatos terão de passar pela aprovação do Comitê de Nomeação e Governança Corporativa.
Como dito anteriormente, a idade é fator-chave para a permanência de um presidente, então, entre os nomes citados, o mais velho é Marcio Schettini, de 56 anos, enquanto o mais novo é Milton Maluhy, de 44.
Independentemente de qual seja o nome escolhido, o novo líder enfrentará grandes desafios, principalmente, o de gerir um banco que precisa se aprofundar na transição digital. Além disso, também precisará lidar com o aumento da inadimplência no ano de 2021, por conta da extensão de prazos de pagamento de débitos e do fim do Auxílio Emergencial.