No domínio das tomadas

A Volkswagen obteve em 2024 quase 90% das vendas de caminhões elétricos no Brasil

  • Data: 22/04/2024 14:04
  • Alterado: 22/04/2024 14:04
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira/TranspoMais
  • Fonte: AutoMotrix
No domínio das tomadas

Caminhão elétrico Volkswagen e-Delivery

Crédito:Divulgação

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Segundo a Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de veículos automotivos, de janeiro a março, 114 caminhões elétricos foram emplacados no Brasil. Em março, as vendas totalizaram 37 caminhões, um aumento de 76% ante as 21 unidades emplacadas em fevereiro. Embora incipiente, o mercado brasileiro de caminhões elétricos aparentemente tem bom potencial de crescimento, pois atrai cada vez mais empresas. Por enquanto, o líder de vendas isolado é o e-Delivery 14 da Volkswagen, que totalizou 76 unidades vendidas. Produzido na cidade fluminense de Resende, o modelo 6×2 é equipado com um motor produzido pela empresa brasileira WEG, com 300 kW (408 cavalos) e torque máximo de 216 kgfm. Tem Peso Bruto Total (PBT) de 14.500 quilos e capacidade de carga de 8.640 a 9.190 quilos (dependendo da quantidade de baterias). Com autonomia de 250 quilômetros na versão de seis baterias, tem demanda para atuar no transporte urbano de bebidas. O segundo colocado no ranking é o chinês JAC eEV 1200T, com 17 unidades vendidas, seguido pelos Volvo FM Eletric, importado da Suécia, e Volkswagen e-Delivery 11, também produzido em Resende, empatados com sete unidades cada. Com a mesma motorização do e-Delivery 14, o e-Delivery 11 é um 4×2 com PBT de 11.400 quilos e capacidade máxima de carga útil de 6.320 quilos.

Lógica ecológica

Tomadas
Ônibus urbano híbrido Iveco Crossway Hybrid (Divulgação)  

Na Europa, a Iveco Bus implementou sua tecnologia híbrida na linha de ônibus intermunicipal Crossway. Compatível com combustíveis renováveis, o Crossway Hybrid chega em três comprimentos: 10,8, 12 ou 13 metros, nas versões Pop e Line. No momento, o veículo equipado com um motor Cursor 9 estará disponível nas configurações de 12 e 13 metros, movidas a gás natural ou biometano. Mas a nova variante híbrida do Crossway é compatível também com combustíveis renováveis XTL (X-To-Liquid), líquidos originários de óleos vegetais que substituem o óleo diesel. A tecnologia híbrida está disponível com a caixa de câmbio Voith Diwa NXT, combinada com um motor de recuperação elétrica de pico de 35 kW. O motor funciona como um acionador de partida e gerador para recuperar a energia cinética acumulada durante as etapas de desaceleração e frenagem, tudo isso com uma bateria LTO de alta energia (48V) montada no teto. O motor elétrico é compatível com o propulsor Cursor 9 durante as etapas de partida. Ao combinar a motorização híbrida com combustíveis renováveis, essa nova solução reduz as emissões de CO2. Produzido em Vysoké Myto, na República Tcheca, as primeiras unidades do Crossway Hybrid serão entregues na Espanha em julho.

No oeste paranaense

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Ônibus Marcopolo Paradiso G8 1800 DD da Viação Garcia (Divulgação)

O Grupo Viação Garcia/Brasil Sul, com sede na cidade paranaense de Londrina, conclui em abril o recebimento de 174 novos ônibus Marcopolo, que atenderão às empresas Viação Garcia, Brasil Sul, Santo Anjo e LondriSul. Do total de 174 veículos adquiridos, 65 unidades são do rodoviário Paradiso G8 1800 DD, todas com 15 metros de comprimento, sendo 40 com serviço Leito Plus, 21 com serviço Cabine Cama e quatro com serviço Cama Total. Outros 12 veículos são do modelo Paradiso G8 1200 DD, com serviço Semileito, e 12 são do Viaggio G7 900, com 13,50 metros de comprimento e sistema de ar-condicionado para operação de fretamento, além de um Paradiso G8 1600 LD, com 14 metros e configuração Semileito. A empresa adquiriu ainda 74 ônibus do modelo urbano Torino, todos com 13,34 metros de comprimento, sendo 15 unidades equipadas com ar-condicionado. Dois micro-ônibus Sênior, com 9,03 metros, destinam-se à operação urbana. Para o serviço de fretamento, foram adquiridos sete micro-ônibus Sênior, com 10,7 metros e sistema de ar-condicionado, e um Viaggio 1050 100% elétrico, com chassi BYD D9F e poltronas semileito e autonomia de 300 quilômetros, que está sendo utilizado no fretamento na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR).

Frota de micros

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Micro-ônibus Caio Foz F2400 da Sertran Transportes (Divulgação)

A Sertran Transportes, com sede em Ribeirão Preto (SP), ampliou sua frota com 20 micro-ônibus Foz F2400, da encarroçadora paulista Caio. Os novos veículos serão destinados ao serviço de fretamento no setor agro-industrial, principal segmento de atuação da empresa. A Sertran atende a clientes em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins. Os veículos têm 9,36 metros de comprimento e capacidade para acomodar 31 passageiros sentados. Têm porta de embarque central, com acionamento pneumático, e são encarroçados sobre o chassi Volkswagen 11.180 R. Todas as unidades contam com vedação especial contra poeira, gancho de reboque traseiro e dianteiro, além de para-lamas, itens ideais para ônibus que fazem trajetos em terrenos mistos, de asfalto e estrada de terra.

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  • Data: 22/04/2024 02:04
  • Alterado:22/04/2024 14:04
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira/TranspoMais
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