Nardini lembra importância das vacinas no Dia Mundial da Imunização
Gratuita e aberta ao público, atividade ocorrerá dias 18 e 19 de junho
- Data: 15/06/2012 21:06
- Alterado: 15/06/2012 21:06
- Autor: Thiago Paulino
- Fonte: FUABC
Crédito:
O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVE) do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini e a Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) de Mauá promovem palestra dias 18 e 19 de junho próximos (segunda e terça-feira) em comemoração ao Dia Mundial da Imunização, a partir das 15h, no auditório do hospital. O tema “A Importância das Vacinas” será desenvolvido pelo enfermeiro Rodrigo Antunes Pinheiro, responsável pela imunização do município de Mauá. A palestra discutirá os tipos de vacinas e como combatem as doenças. É gratuita e aberta à população.
Vacinas são ferramentas poderosas para combater as doenças, protegendo crianças e adultos. Com exceção da água potável, as vacinas são o meio mais efetivo de se reduzir e prevenir doenças infecciosas, tendo mostrado seu valor na erradicação e controle de muitos agravos à saúde.
“As vacinas são substâncias derivadas de microorganismos (vírus ou bactérias) para as quais criamos defesas no organismo para evitar diversas infecções, que podem ser agressivas e letais na infância e maturidade”, destaca a superintendente do Hospital Nardini-Fundação do ABC, Dra. Rosa Maria Pinto Aguiar, em referência ao Dia Mundial da Imunização, comemorado em 9 de junho.
As primeiras vacinas BCG e a Hepatite B devem ser tomadas logo que a criança nasce. As demais devem seguir o Calendário Básico do Ministério da Saúde de acordo com a idade recomendada, destacando as vacinas contra poliomielite, sarampo, tétano e coqueluche.
Já mulheres que pensam em engravidar devem fazer um aconselhamento antes da gravidez, quando um médico solicitará exames de sorologia para identificar quais vacinas que devem ser tomadas. Gestantes devem ser imunizadas obrigatoriamente com a vacina antitetânica e a da Influenza H1N1, por fazerem parte de grupo risco.
Para resguardar crianças que nascem no Hospital Nardini, uma sala de vacinas funciona 24hs por dia, de segunda a sábado, imunizando em média 160 crianças por mês.