ABC Literatura

Museu Índia Vanuíre traz dica de leitura indígena para o público infantil

Totalmente gratuita, a programação ainda destaca curiosidades sobre a exposição "Tupã Plural", apresentando aspectos da colonização da região de Tupã, no oeste paulista

  • Data: 30/09/2022 09:09
  • Alterado: 15/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Museu Índia Vanuíre
Museu Índia Vanuíre traz dica de leitura indígena para o público infantil

Museu Índia Vanuíre

Crédito:Alisson de Oliveira Formenti

Em celebração ao Dia das Crianças (12/10), o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, vai compartilhar diversas dicas de leitura para o público infantil, em todos os sábados do mês.

Neste sábado (15), às 12h, a recomendação, nas redes sociais, será “Coisas de onça”, de Daniel Munduruku. Na obra, os velhos pajés e a sábia Kaluhã contam histórias que ensinam as crianças a superar desavenças e hostilidades, por meio da negociação, evitando o confronto e o enfrentamento.

Além disso, no sábado (15) e no domingo (16), das 10h às 17h, a instituição apresenta, de forma presencial, curiosidades sobre o módulo “Creio em Tupan”, dentro da exposição de longa duração “Tupã Plural”. A ação exibe imagens e informações sobre alguns objetos à mostra, destacando o município como um lugar de diversas culturas.

O Museu Índia Vanuíre abriga um acervo expressivo que reúne peças da história da cidade, além de objetos e artefatos de diversos povos indígenas brasileiros. Com objetivo de levar ao público um pouco da riqueza desse acervo, o museu apresenta, às segundas-feiras, informações e curiosidades sobre a coleção. Na próxima segunda (17), às 12h, as redes sociais da instituição vão compartilhar a imagem de uma boneca produzida em cerâmica, da etnia Karajá, disponível na Reserva Técnica do espaço cultural.

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Compartilhar:
1
Crédito:Alisson de Oliveira Formenti
1
Crédito:Alisson de Oliveira Formenti Museu Índia Vanuíre

  • Data: 30/09/2022 09:09
  • Alterado: 15/08/2023 09:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Museu Índia Vanuíre









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados