Movimento Olga Benario inaugura Casa da Mulher Operária Alceri Gomes em São Caetano
Em luta pelo dia 25 de novembro, militantes do Movimento Olga Benario constrõem casa de referência que reinvidica direitos às mulheres trabalhadoras da cidade
- Data: 23/11/2024 09:11
- Alterado: 23/11/2024 09:11
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Casa da Mulher Operária Alceri Gomes
Crédito:Arthur Rodrigues/Jornal A Verdade
Próximo ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, nasce a primeira Ocupação Operária do Movimento de Mulheres Olga Benario em São Caetano do Sul (SP). A Casa da Mulher Operária Alceri Gomes, localizada na Rua José Benedetti 9531 – Cerâmica, foi ocupada em um ato de denúncia à violência contra as mulheres na região e à insuficiência de políticas públicas e amparo da prefeitura da cidade.
O imóvel ocupado estava empoeirado, cheio de entulhos e sem cumprir qualquer função social há 20 anos. Com a intervenção do movimento, após dois dias de uso, o espaço está mais apto para ser utilizado como uma casa de referência para atender, acolher e organizar mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência. O local também possui um ambiente acolhedor para crianças, com creche e cozinha comunitária.
Dentre as principais denúncias do movimento está o fato da violência contra mulher ter crescido 12% no último ano da cidade, ao mesmo tempo em que não há possibilidade das trabalhadoras que não moram em São Caetano do Sul acessarem os serviços públicos devido à falta de carteira de identidade como moradora.
De acordo com a Coordenação da Ocupação Alceri Gomes, o avanço das privatizações, a precarização do trabalho operário, a falta de uma Delegacia 24 horas e a ausência da cidade dentro Consórcio Intermunicipal do ABC, a falta de um serviço de abortamento legal na cidade, prejudicam diretamente a realidade das mulheres de São Caetano do Sul.
“A fundação da nova casa de referência é essencial na luta pela vida das mulheres em toda a região do ABC Paulista”, diz Laura.
Movimento de Mulheres Olga Benario
O Movimento de Mulheres Olga Benario nasceu da necessidade de organização das mulheres brasileiras para lutar contra a violência, a opressão e a exploração da mulher e as injustiças existentes na sociedade. Seu surgimento ocorreu na formação da delegação brasileira à 1ª Conferência Mundial de Mulheres de Base, realizada em Caracas, Venezuela, em março de 2011.
O Movimento ergue com firmeza a bandeira dos direitos das mulheres trabalhadoras, organizando e participando de passeatas nas ruas, de atos em memória das mulheres assassinadas durante à ditadura militar, realizando cursos de formação e de profissionalização, palestras em universidades, bairros e escolas, ocupações em Secretarias Especiais de Mulheres, construído plenárias e encontros nos estados e denunciado a exploração da população feminina, especialmente, da parcela mais empobrecida.
Desde a sua formação, o Movimento Olga Benario desenvolveu diversas lutas específicas e políticas no Brasil e já construiu mais de 23 ocupações, — seja de moradia, seja enquanto casa de referência — para mulheres em todo o país.
Por que o movimento ocupa?
As casas de referência surgem como um espaço de construção coletiva e de resistência das mulheres. Esses espaços oferecem assistência jurídica, psicológica e formação, contribuindo para superar situações de vulnerabilidade, e são de extrema importância para preencher os vácuos que o estado permite existir.
O objetivo das casas de referência não é substituir as ações ou tomar para si a responsabilidade do estado, mas sim acolher e encaminhar mulheres que, ao sofrerem agressões, necessitam sair o quanto antes dessa situação, para que não se agrave a ponto de serem vítimas de feminicídio.
A Ocupação da Mulher Operária Alceri Gomes surge para relembrar a força da mulher trabalhadora, determinantes nas conquistas históricas da classe trabalhadora.
“Nossa ocupação espaço livre de fome e de violência, seguro para as mulheres. Nós defendemos a memória de todas as mulheres operárias que lutam pelo prato de comida para suas crianças, pela moradia e por uma vida digna e livre de violência”, diz o Movimento Olga Benario, em Manifesto político.
Quem foi Alceri Gomes?
Alceri Gomes, uma mulher negra, operária, que participou ativamente da luta pelo fim da ditadura militar e pela construção da sociedade socialista!
Pelo mês da Consciência Negra e pelo Fim da Violência contra as mulheres!