Mostra Regional de Teatro traz ‘PAPÉIS’ a Santo André

CULTSP PRO leva a Mostra Regional de Teatro para o ABC Paulista com leitura dramática. A peça aborda um futuro onde o passado é destruído e apagado.

Mostra Regional de Teatro traz ‘PAPÉIS’ a Santo André

Crédito: Divulgação

A cena cultural do ABC Paulista ganha força em outubro. A Mostra Regional de Teatro desembarca em Santo André no dia 31, com a leitura dramática do espetáculo “PAPÉIS”. A montagem é apresentada pela Cia. Três Cabeças, com sessão gratuita às 15h, e integra as ações do CULTSP PRO, projeto estadual de capacitação criativa.

O palco escolhido para a sessão é a sede da Cia. Teatral Filosofia de Coxia. A Mostra estimula a autonomia de grupos artísticos através de apresentações locais. Com classificação indicativa livre, os organizadores farão a distribuição dos ingressos meia hora antes do início do espetáculo, diretamente na portaria do espaço.

O impacto da Mostra Regional de Teatro em São Paulo

Mostra Regional de Teatro traz 'PAPÉIS' a Santo André
Divulgação

O fomento à qualificação profissional move o projeto. A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo articula o intercâmbio entre 20 grupos locais e artistas-orientadores. O formato descentraliza a produção artística e cria uma rede colaborativa forte no estado.

“A circulação desses espetáculos valoriza a diversidade da cena paulista e fortalece as redes de criação, gestão e colaboração no setor cultural.” — Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

A curadoria da atual Mostra Regional de Teatro reflete as tensões contemporâneas da sociedade. “PAPÉIS” é a segunda dramaturgia da Cia. Três Cabeças, erguida sobre um processo integralmente colaborativo. O roteiro mergulha na sobrevivência extrema, a queima de livros vira um rito de opressão e o controle histórico dita os rumos da humanidade.

Estrutura artística de capacitação

O IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão) conduz a administração do CULTSP PRO. O braço focado em artes cênicas, batizado de Programa de Qualificação em Artes (PQT), fica sob o comando do diretor Sergio Ferrara. A meta central é fornecer subsídios para que trupes paulistas consolidem suas identidades estéticas.

  • Foco: Autonomia administrativa e artística para companhias interioranas e litorâneas.
  • Metodologia: Artistas-orientadores acompanham o desenvolvimento prático das montagens (nesta obra, a orientação foi de Cíntia Alves).
  • Impacto: Formação de polos culturais autossustentáveis nas comunidades locais.

Grupos de diversas cidades marcam presença na programação das Mostras Regionais de Teatro em outubro. Cidades como São Caetano do Sul, Mauá, Santos, Guaratinguetá e Valinhos participam desse circuito integrado. O modelo valoriza talentos fora do eixo da capital e movimenta o mercado local de entretenimento criativo.

Serviço: Leitura dramática “PAPÉIS”

Data: 31 de outubro de 2026.

Horário: 15h.

Local: Sede da Cia. Teatral Filosofia de Coxia (Rua Brás Cubas, 51 – Centro – Santo André – SP).

Entrada: Gratuita (retirada 30 minutos antes).

Classificação: Livre.

Leonardo Nogueira

  • Publicado: 30/10/2026 12:52
  • Alterado: 30/10/2026 12:55
  • Autor: Leonardo Nogueira