Morreu o poeta chileno Nicanor Parra, aos 103 anos

O renomado escritor chileno Nicanor Parra, criador da antipoesia e prêmio Cervantes em 2011, morreu aos 103 anos, informou nesta terça-feira, 23, o ministro da Cultura Ernesto Ottone

  • Data: 23/01/2018 15:01
  • Alterado: 23/01/2018 15:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Morreu o poeta chileno Nicanor Parra, aos 103 anos

Crédito:Reprodução

Você está em:

Considerado um dos poetas mais influentes do século 20, Parra faleceu esta madrugada em sua casa em Las Cruces, no litoral central chileno, por problemas de saúde não informados, indicou o ministro Ottone.

Em mais de um século de vida, revolucionou a poesia hispano-americana, conquistando especialmente as novas gerações.

Publicou em 1937 seu primeiro livro, Cancionero Sin Nombre, mas foram precisos 17 anos para lançar sua segunda e mais importante obra: Poemas e Antipoemas (1954), o detonador da “antipoética”, a escrita irreverente, mundana e ao mesmo tempo simples que caracterizou seu trabalho.

Com este livro, Parra se revelou contra a poesia tradicional chilena, rígida e séria, segundo seu ponto de vista, e introduziu a ironia e o léxico simples para tratar de temas cotidianos.

Nascido em uma família humilde de San Fabián de Alico (Chillán, sul do Chile), irmão de oito e filho da cantora Violeta Parra, Nicanor destacava-se na área das ciências, mas sua vocação sempre foi a literatura.

Parra, que conquistou o prêmio Cervantes em 2011, manteve uma ambígua relação com o poder e fugiu da poesia ideologizada.

Durante a Guerra Fria, apesar de ser considerado de esquerda, surpreendeu quando aceitou um convite para tomar chá com a esposa do ex-presidente americano Richard Nixon. Sua ousadia fez com que fosse vetado da Feira do Livro de Havana e repudiado pelos comunistas, afastando-o do poeta Nobel de Literatura chileno Pablo Neruda.

Até pouco antes de falecer, continuava ativo, escrevendo diariamente em sua residência, com vista para o Oceano Pacífico.

Compartilhar:

  • Data: 23/01/2018 03:01
  • Alterado:23/01/2018 15:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados