Moradores propõem melhorias no Plano Municipal de Saúde de Ribeirão Pires
Em reunião realizada pela Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura, usuários da rede municipal indicaram ações prioritárias para o setor nos próximos anos
- Data: 02/07/2013 18:07
- Alterado: 02/07/2013 18:07
- Autor: Redação
- Fonte: PMRP
Crédito:
Nesta terça-feira, dia 02, a UBS do Centro abriu as portas para moradores, trabalhadores e gestores da saúde debaterem as prioridades do setor para os próximos anos. O encontro, promovido pela Secretaria de Saúde e Higiene da cidade, faz parte das ações para promover a participação popular na elaboração do Plano Municipal da Saúde – documento norteador sobre ações para o setor válido para 2014-2017.
A série de reuniões teve início em junho e será realizada até essa sexta-feira, dia 5, ouvindo as demandas e as principais necessidades dos moradores nas nove unidades de saúde da atenção básica.
Entre os presentes, Claudiné Kauffman, representante da sociedade civil no Conselheiro Municipal de Saúde, fez sugestões por melhorias que podem ser incluídas no Plano. “Entendo que estamos aqui para multiplicar quais são as necessidades dos moradores e contribuir com os gestores de saúde do município. Com base nessas necessidades, podem ser definidas ações para atender a população”, opinou.
O retorno ao médico logo após a realização de exames, melhor acesso a medicamentos, acompanhamento médico durante o tratamento e a qualificação permanente das equipes de saúde foram alguns dos pontos que para Kauffman devem ser melhorados nos próximos anos.
Daniel Barbosa, morador do Jardim Alvorada, também participou do encontro e aprovou a iniciativa de incluir a população no processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde para 2014-2017. “É a primeira vez em muito tempo que foi aberta a possibilidade dos usuários da saúde participarem da elaboração junto com trabalhadores e gestores do setor”, afirmou.
Equipe da Secretaria de Saúde e Higiene da cidade, incluindo o secretário interino da pasta, Koiti Takaki, receberam reivindicações dos moradores e prestaram esclarecimentos sobre questões levantadas, como quantidade de médicos, demanda por atendimento na UPA Santa Luzia e melhorias no serviço prestado, de modo geral.
Os últimos Planos Municipais de Saúde foram elaborados por equipes do município, passando pelo crivo do Conselho Municipal de Saúde. O Plano é um conjunto de propostas para melhorias no setor. Um planejamento que apresenta propostas e também resultados que são pretendidos pelo período de quatro anos em que é válido, dentro do orçamento municipal da saúde em cada ano.
“Ouvir as demandas dos moradores no bairro e saber o que consideram prioridade na saúde para os próximos anos faz parte de um modelo de gestão participativa já adotada em outros municípios, que permite ao Poder Público trabalhar com ações mais direcionadas à realidade de cada bairro”, afirmou o prefeito da Estância, Saulo Benevides.
Agenda de reuniões entre gestores de saúde e população – elaboração do Plano Municipal de Saúde (2014-2017):
03 de julho – Unidade de Saúde da Família do Jardim Caçula
05 de julho – Unidade Básica de Saúde do Jardim Guanabara