Mogi das Cruzes ganha 20 radares e amplia fiscalização

Com 20 novos radares nesta terça-feira, Mogi das Cruzes amplia fiscalização de velocidade, avanço de sinal vermelho e tráfego de carretas na malha urbana

Mogi das Cruzes ganha 20 radares e amplia fiscalização

Crédito: Divulgação/PMMC

O município de Mogi das Cruzes amplia seu sistema de fiscalização eletrônica de trânsito a partir desta terça-feira (03), quando 20 novos radares passam a operar em corredores viários estratégicos da cidade.

As vias contempladas com os aparelhos recebem sinalização vertical e de solo para orientar motoristas e pedestres sobre as novas medições, enquanto os pontos antigos continuam com monitoramento ininterrupto.

A medida é fruto de um novo contrato firmado pela administração municipal que amplia a rede fiscalizadora para 43 pontos de monitoramento, ante os 34 do contrato anterior.

Deste total geral, 29 locais serão dedicados ao controle de velocidade máxima permitida, 10 equipamentos registrarão infrações de avanço de sinal vermelho e quatro focarão no descumprimento de restrições a veículos pesados com mais de 10 metros de comprimento.

 Mogi das Cruzes
Ney Sarmento – PMMC

A expansão prioriza a segurança viária nos cruzamentos mais movimentados e a melhoria da fluidez do tráfego urbano. O endurecimento contra o desrespeito aos semáforos tem a finalidade de reduzir colisões transversais e atropelamentos sobre faixas de travessia. Por sua vez, a vigilância sobre veículos de grande porte visa impedir gargalos em eixos com restrição de circulação.

Entre os locais que recebem fiscalização de restrição de veículos longos está a avenida Francisco Rodrigues Filho, na altura do numeral 1.601, na Vila Nova Mogilar, no sentido bairro-centro.

Câmeras com o mesmo objetivo foram posicionadas nas avenidas Yoshiteru Onishi e Vereador Narciso Yague Guimarães. Já na avenida Dante Jordão Stopa, foi implementada uma barreira eletrônica educativa na pista sentido bairro-centro do viaduto Mário Celso Gomes da Silva.

Os pontos que contam com novos radares mistos, capazes de flagrar simultaneamente excesso de velocidade e avanço semafórico, incluem cruzamentos de grande fluxo como a avenida Doutor Álvaro de Campos Carneiro; a confluência entre a avenida Lourenço de Souza Franco e a avenida Presidente Altino Arantes; e a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, no cruzamento com a rua Princesa Isabel de Bragança.

Principais Endereços Contemplados:

  • Avenida Francisco Rodrigues Filho (nº 1.601, Vila Nova Mogilar): Sentido bairro-centro (restrição de grande porte)
  • Avenidas Yoshiteru Onishi e Vereador Narciso Yague Guimarães: Restrição de grande porte
  • Avenida Dante Jordão Stopa (Viaduto Mário Celso Gomes da Silva): Barreira eletrônica educativa (bairro-centro)
  • Avenida Doutor Álvaro de Campos Carneiro: Velocidade e sinal vermelho
  • Avenida Lourenço de Souza Franco x Avenida Presidente Altino Arantes: Velocidade e sinal vermelho
  • Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco x Rua Princesa Isabel de Bragança: Velocidade e sinal vermelho
Daniela Ferreira

  • Publicado: 02/11/2026 15:29
  • Alterado: 02/11/2026 15:29
  • Autor: Daniela Ferreira