Moeda Pet troca garrafas por ração no Parque Central
A edição de junho do Moeda Pet acontece no Parque Central para trocar garrafas plásticas por quilos de ração para cães e gatos
- Publicado: 24/06/2026 19:57
- Alterado: 24/06/2026 19:57
- Autor: Daniela Ferreira
- Fonte: PSA
O estacionamento do Parque Central (Deputado José Cicote) recebe neste sábado (27), das 9h às 12h, mais uma edição do programa Moeda Pet. A ação, que funciona em formato drive-thru, é organizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Santo André.

O projeto permite que os moradores troquem garrafas plásticas vazias por ração de alta qualidade para cães e gatos. Desde que foi criado, em 2019, o Moeda Pet já retirou mais de 786 mil garrafas de circulação e distribuiu cerca de 51 toneladas de ração para os tutores da cidade.
Todo o plástico arrecadado é repassado diretamente para cooperativas de catadores locais, gerando emprego e renda, além de evitar o entupimento de bueiros e o descarte irregular em córregos.
Como funciona a tabela de troca
Cada morador pode levar e trocar até 3 quilos de plástico por 3 quilos de comida para os pets. Para ajudar no cálculo do peso em casa, a organização utiliza a seguinte média:
- 1 kg de plástico = 20 garrafas PET grandes (de 2 litros);
- 1 kg de plástico = 25 garrafas médias (de 1 litro);
- 1 kg de plástico = 36 garrafas pequenas (de 600 ml).
Serviço
- Quando: Sábado, 27 de junho de 2026, das 9h às 12h
- Onde: Bolsão de estacionamento de funcionários do Parque Central
- Endereço/Acesso: Rua Gamboa (próximo à Praça Kantal Yasbek, a 100 metros da entrada principal do parque) – Santo André (SP)
- Formato: Drive-thru (não é preciso descer do carro para entregar o plástico e retirar a ração)