São Bernardo Evento

Missa do Trabalhador acontecerá em São Bernardo do Campo

A missa, transmitida ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Santo André, é tradicional na região desde a década de 1980

  • Data: 26/04/2023 12:04
  • Alterado: 26/04/2023 12:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Missa do Trabalhador acontecerá em São Bernardo do Campo

Missa do Trabalhador

Crédito:Divulgação

Dia 1º de maio, próxima segunda-feira, às 10h, será celebrada a Missa de São José Operário, Padroeiro dos Trabalhadores, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Basílica Menor), localizada na Praça da Matriz s/n°, no centro de São Bernardo do Campo.

A missa, transmitida ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Santo André, é tradicional na região desde a década de 1980, contando com os fiéis, em especial, os que buscam uma recolocação profissional. A celebração será realizada pelo Vigário Geral da Diocese de Santo André, Joel Nery. Neste ano, a missa pelos trabalhadores e trabalhadoras será preparada pela Pastoral Operária.

História

É um dia em que se traz a memória das lutas da classe operária desde os trabalhadores sacrificados em Chicago (1886) até as manifestações dos dias de hoje, sempre destacando as lutas da região do Grande ABC, com suas grandes greves operárias na década de 1980, que repercutiram em todo Brasil e em vários outros países. Muitas das assembleias metalúrgicas daquele momento foram realizadas na Praça da Igreja Matriz, onde é celebrada a citada missa todos os anos.

Na época, alguns sindicatos passaram por um momento de intervenção e, por isso, muitas igrejas da Diocese de Santo André abriram as portas para que os operários realizassem suas reuniões e assembleias e abrigassem as doações de mantimentos enviadas a eles, para fundo de greve.

Junto ao histórico, as pastorais e movimentos trazem um contraponto na relação com o trabalho, propondo palavras de esperança, perseverança e resistência – isso em paralelo ao desemprego, altos preços, tipos de violência, além de tudo que envolve os trabalhadores.

Solidariedade – Incentivo aos trabalhadores locais

Ao final da Missa, na Praça da própria Igreja Matriz, haverá exposição e vendas de produtos artesanais produzidos por grupos que trabalham no regime de economia de Francisco e Clara. Este trabalho tem representado uma esperança para milhares de pessoas.

Compartilhar:

  • Data: 26/04/2023 12:04
  • Alterado: 26/04/2023 12:04
  • Redação
  • Assessoria









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados