Mercado automotivo se recupera no primeiro semestre

Ampliação do crédito melhora projeções para 2024

  • Data: 12/08/2024 20:08
  • Alterado: 12/08/2024 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Mercado automotivo se recupera no primeiro semestre

Carros

Crédito:Marcello Casal Jr - Agência Brasil

Você está em:

As vendas de automóveis apresentaram um crescimento expressivo no primeiro semestre de 2024. Dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) indicam que os segmentos de automóveis e comerciais leves tiveram um aumento de 15,26% em comparação ao mesmo período de 2023. O presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, atribui a alta nas vendas à maior disponibilidade de crédito. “Houve um aumento médio estimado em mais de 11% na oferta de crédito pelos bancos, o que impulsionou o consumo, atrelado à maior confiança do consumidor e do empresário na economia do país”, explica.

Para o economista Adolfo Sachsida, ex-ministro de Minas e Energia, o aumento da oferta de crédito no mercado é uma das consequências do Novo Marco de Garantias, sancionado no final do ano passado. “O Novo Marco de Garantias tem desburocratizado e agilizado os processos de crédito, permitindo que os bancos ofereçam mais financiamentos com menores taxas de juros. Com o uso melhor das garantias, as taxas de juros diminuem e o crédito aumenta”, esclarece.

Segundo Sachsida, a nova legislação é particularmente benéfica para a população de baixa renda, que enfrenta dificuldades no acesso ao crédito. O ex-ministro exemplifica com o saque-aniversário do FGTS, que possibilita empréstimos com taxas significativamente menores devido à garantia associada. “A mesma Caixa Econômica Federal que cobra de 4,5% a 5% ao mês para um empréstimo pessoal, cobra 1,2% ao mês quando se usa o saque-aniversário como garantia. A diferença está na garantia”, salienta.

O vice-presidente da Tecnobank, Luis Otávio Matias, prevê um crescimento do mercado automotivo brasileiro superior a 15% em 2024, impulsionado pela maior acessibilidade ao crédito cada vez mais acessível e pela maior eficiência no financiamento de veículos, proporcionada pelo processo extrajudicial de recuperação de veículos. “Esse procedimento, realizado junto aos Detrans por meio de empresas especializadas, torna o processo mais eficiente em custo e tempo”, explica. Matias acrescenta que essa eficiência reduz a depreciação e as taxas de juros, tornando as parcelas mais acessíveis ao consumidor.

Impacto amplo na economia brasileira

Sachsida estima que o Novo Marco de Garantias deve gerar R$ 100 bilhões por ano em novas operações de crédito nos próximos dez anos. O economista José Pio Martins prevê um impacto positivo em toda a economia devido ao maior acesso ao crédito. “O aumento da demanda por bens e serviços provoca um efeito cascata na cadeia de produção, beneficiando a indústria, criando empregos e atraindo investimentos. A médio e longo prazos, essa combinação de maior consumo, investimento e produção contribui para o crescimento econômico e o controle da inflação”, destaca.

Compartilhar:

  • Data: 12/08/2024 08:08
  • Alterado:12/08/2024 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados