Menos emissões – os caminhões do futuro já estão aqui
Do biodiesel aos elétricos, o mercado dos caminhões está cada vez mais tecnológico, potente e consciente
- Data: 21/05/2024 10:05
- Alterado: 21/05/2024 10:05
- Autor: AutoMotrix
- Fonte: Luiz Humberto Monteiro Pereira/TranspoMais
Caminhão Volvo FH com a possibilidade de rodar com 100% de biodiesel (B100)
Crédito:Divulgação
A Volvo está oferendo uma nova versão do caminhão FH com a possibilidade de rodar com 100% de biodiesel (B100). A comercialização, no entanto, está condicionada a uma análise prévia da engenharia da fábrica. Além disso, conforme previsto em regulamentação, o transportador precisará de autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), pois o B100 não está disponível comercialmente para uso em veículos no Brasil. A alternativa atende a um pedido de frotistas que produzem seu próprio biodiesel, principalmente a partir de soja. Para rodar com B100, esses transportadores precisarão ainda solicitar aprovação da ANP, que tem rígidos controles sobre a produção e estocagem desse combustível. Veículos comerciais abastecidos exclusivamente com biodiesel reduzem entre 30% e 70% as emissões de CO2, dependendo do tipo de matéria-prima usada para produzir o combustível. Para rodar com 100% de biodiesel, a Volvo fez um projeto de motor exclusivo, com base nos atuais propulsores Euro 6 da marca. Disponível apenas para o pesado FH, a nova solução é exclusiva do mercado nacional e dá ao transportador a flexibilidade de optar por diferentes proporções de biodiesel, do B14 (diesel S10 com 14% de biodiesel, atualmente disponível nos postos do Brasil) ao B100 (biodiesel puro).
Ajustes de ocasião
A gama de médios e semipesados Tector ganhou um novo design. Os caminhões da Iveco para o transporte de cargas de nove a 27 toneladas incorporaram também uma série de atualizações e aprimoramentos, que têm como objetivo elevar a qualidade de condução. O Tector agora tem uma nova grade frontal, inspirada na identidade da marca, com a adição de faróis de luz diurna (DRL) e defletores laterais. A nova grade não só tem um design moderno, mas também melhora a aerodinâmica e a eficiência do veículo. O novo para-choque, disponível nas versões de nove e 11 toneladas de cabine curta, foi redesenhado para melhorar a fixação e a durabilidade. Um novo degrau de acesso à cabine foi adicionado nas cabines das configurações de nove, 11 e 15 toneladas. No interior, o revestimento foi aprimorado para garantir maior durabilidade e resistência à infiltração de água, enquanto uma nova paleta de cores, semelhante à do S-Way, ressalta o visual. Os bancos ganharam uma nova espuma e ajustes ergonômicos. Para garantir o conforto térmico em todas as condições do tempo, o Tector agora vem equipado com um climatizador integrado. Faróis de neblina foram adicionados às versões de cabine curta dos modelos de nove, 11 e 15 toneladas.
Negócios a reboque
Para aumentar sua disponibilidade de veículos para 2024, a transportadora AGL Dores, de São José dos Campos (SP), acaba de fechar a compra de 96 caminhões Volkswagen para integrar sua frota de guinchos no Vale do Paraíba. Especializada em serviços de remoção de veículos, a empresa adquiriu 95 unidades do Delivery 9.180 e uma do e-Delivery 11 toneladas, sendo este o primeiro caminhão elétrico da região. A entrega dos veículos será concluída até agosto. Com o negócio, a AGL Dores passa a ter mais de 200 caminhões Volkswagen em sua frota. A nova geração do Delivery 9.180 traz Peso Bruto Total (PBT) de 9.200 quilos, com motor de 180 cavalos e 61,2 kgfm. Já o elétrico e-Delivery 11 toneladas 4×2 vem equipado com motor de 300 kW (407 cavalos) com torque máximo de 219,2 kgfm. O caminhão mais leve da gama elétrica tem PBT de 10.700 quilos e sua capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 6.320 quilos.
Para o ambiente urbano
A Videira Implementos, fabricante com sede em Videira (SC), vendeu 50 implementos rodoviários do tipo carroceria sobre chassi Lonado Sider para a Transportadora Zappellini, de Lages (SC). O implemento é um baú com as laterais em lona, para facilitar carga e descarga pelas laterais. Os veículos implementados serão utilizados nas operações de transporte de cargas no ambiente urbano, como entrega de papel, celulose e bobinas. A Videira Implementos fabrica, no segmento de carroceria sobre chassis, os modelos Furgão Alumínio Carga Seca e Lonado Sider, Plataforma Transporte de Toras, Carroceria Metálica e Prancha para Transporte Pesado. Já no segmento de reboques e semirreboques, produz o Semirreboque Alumínio Carga Seca e o Lonado Sider. “O Lonado Sider é um equipamento muito versátil e inclusive pode operar com pallets, o que o torna ideal para os trabalhos de transbordo de carga nas cidades”, explica Edson Francio Junior, diretor Comercial da Videira Implementos.