ABC Painel

Médicos do ABC estarão na I Jornada Sudeste de Reumatologia

Reumatologistas, cientistas, pesquisadores e acadêmicos se reúnem na capital paulista para discutir estudos clínicos, pesquisas, novas diretrizes, recomendações e posicionamentos

  • Data: 23/06/2023 17:06
  • Alterado: 23/06/2023 17:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: SPR
Médicos do ABC estarão na  I Jornada Sudeste de Reumatologia

Crédito:Divulgação

Muitos reumatologistas da Região do ABC paulistas estarão presentes entre os dias 29 de junho e 1° de julho da I Jornada Sudeste de Reumatologia, que será realizada na capital paulista. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e a Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR) com apoio das regionais do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo, contará com palestrantes de renome nacional e internacional. 

A expectativa é de que mais de 600 médicos participem do encontro. Entre os temas de destaque estão: imagem na reumatologia, autoanticorpos e medicina de precisão, algoritmo de investigação de erros inatos da imunidade, Vasculites, Síndrome de Sjögren, Artrite Reumatoide, Espondiloartrites, ChatGPT com perspectivas e preocupações na profissão médica, atualização e desafios no manejo da Esclerose Sistêmica, Canabinoides na prática reumatológica, atualização das recomendações de vacinação em pacientes com doenças reumáticas imunomediadas (DRIM),  entre outros. Confira a programação completa em https://jornadase2023.sbr.org.br/ .

A presidente do evento, Dra. Sandra Watanabe reforça que o principal objetivo da I Jornada Sudeste de Reumatologia é levar para os profissionais de saúde informações criteriosas e atualizadas, sempre tratadas à luz da ciência. “O resultado prático desse conhecimento é o aprimoramento e qualidade na assistência e tratamento aos pacientes reumáticos.”

 “A Reumatologia conta com avanços expressivos nos últimos anos e um dos principais pontos da programação será a importância do laboratório e da imagem em reumatologia, visto que os exames auxiliam o profissional no diagnóstico assertivo”, ressalta a médica reumatologista Nafice Costa Araújo, presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR).

“Reuniremos os especialistas membros ou não das sociedades de reumatologia da região Sudeste do país para um evento ímpar com o objetivo de trazer para debate as descobertas mais recentes e estudos que agregam conhecimento à prática clínica e ao dia a dia dos reumatologistas, além de especialistas de demais áreas. Será uma rica troca de experiências entre os especialistas”, afirma o reumatologista Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). 

Sobre as doenças reumáticas – As doenças reumáticas compõem um grupo formado por mais de uma centena de doenças que acometem o sistema musculoesquelético e já afetam mais de 15 milhões de brasileiros. Algumas dessas doenças são autoimunes podendo atingir vários órgãos internos como rins, pulmões, cérebro, coração e vasos, além de ossos e articulações.

Entre as principais doenças reumáticas estão Artrite Reumatoide, Osteoartrite, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Fibromialgia, Osteoporose, Gota, Febre Reumática, Vasculites. Cada doença tem sua característica. A artrite reumatoide por exemplo, ocorre quando há uma alteração do sistema imunológico, que ataca as articulações. Os sintomas mais comuns são: dor, calor e vermelhidão nas articulações, rigidez matinal, deformidade das articulações. 

Serviço

I Jornada Sudeste de Reumatologia

Sheraton WTC Hotel

Av. das Nações Unidas, 12559 – Brooklin Novo, São Paulo – SP.

Programação completa: https://jornadase2023.sbr.org.br/

Compartilhar:

  • Data: 23/06/2023 05:06
  • Alterado: 23/06/2023 05:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: SPR









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados