Medicina ABC dá atenção especial a tratamento estético de adolescentes
Acne, cicatrizes, estrias e sudorese estão entre as principais queixas dos jovens, que contam com tratamentos e palestras gratuitas
- Data: 04/06/2012 15:06
- Alterado: 04/06/2012 15:06
- Autor: Eduardo Nascimento
- Fonte: FUABC
Crédito:
Preocupado com a questão estética na adolescência e com as repercussões na qualidade de vida e convívio social, o Centro de Referência Adolescente-Cidadão Esperança da Faculdade de Medicina do ABC mantém área específica dedicada à dermatocosmiatria. Sob responsabilidade da dermatologista voluntária Dra. Maria Isabel Pereira Soares Takemoto, o trabalho funciona em duas frentes: com palestras informativas bimestrais e no atendimento médico quinzenal.
“A cosmiatria é a área da dermatologia que foca o embelezamento facial e corporal. Visa também a prevenção e o tratamento de problemas estéticos”, explica Dra. Maria Isabel Takemoto, que acrescenta: “Especificamente no público jovem, as queixas principais estão relacionadas à acne e cicatrizes que deixa na pele, estrias, aumento da sudorese e manchas. Entre as dúvidas mais comuns estão qual médico procurar para resolver esses problemas, quando iniciar o tratamento e qual a evolução”.
No campo da assistência, a dermatocosmiatria da FMABC atende pacientes em tratamento no Centro de Referência, geralmente encaminhados pelas áreas de hebiatria e de dermatopediatria. Além disso, os jovens participam de palestras educativas gratuitas a fim de prevenir problemas de pele, tratar adequadamente e evitar sequelas como manchas e cicatrizes. Entre os temas já abordados constam maquiagem saudável, acne e dermatite atópica. Cada encontro conta com público médio de 30 adolescentes entre 12 e 20 anos de idade.
“Estamos programando novas palestras e uma certamente será a respeito da interface entre a dermatocosmiatria e a endocrinologia, tema que frequentemente gera dúvidas nos pacientes”, adianta a dermatologista voluntária da FMABC, que completa: “Observamos muitos adolescentes obesos e que desenvolvem resistência à insulina. Por isso faremos palestra nessa área, sobre como a pele revela o estado metabólico”.
Interessados em participar das palestras devem entrar em contato com o Centro de Referência Adolescente-Cidadão Esperança da Faculdade de Medicina do ABC pelo telefone (11) 4433-2857.