Brasil - Mundo Política

Mauro Vieira espera concluir acordo com União Europeia até fevereiro

Ministro reitera a sequência das negociações entre os dois blocos

  • Data: 07/12/2023 22:12
  • Alterado: 07/12/2023 22:12
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Agência Brasil
mauro-vieira

Crédito:Fernando Frazão/Agência Brasil

Apesar dos esforços do Brasil e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Cúpula do Mercosul terminou nesta quinta-feira (7) sem um anúncio oficial de acordo entre o bloco e a União Europeia. Mas o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que existe a possibilidade de a negociação ser concluída com sucesso até meados de fevereiro de 2024.Mauro Vieira espera concluir acordo com União Europeia até fevereiroMauro Vieira espera concluir acordo com União Europeia até fevereiro

“Continuamos as negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia. Não foram concluídas, mas temos a perspectiva de concluir talvez no mês de janeiro. No início de fevereiro seria o limite, já na presidência paraguaia [no Mercosul], mas podemos concluir tendo em vista a manifestação de interesse de ambas as partes”, disse Vieira.

Nos últimos dias, líderes dos países e diplomatas intensificaram as negociações, que já duram quase 20 anos. No fim de semana passado, durante a 28ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças do Clima (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o presidente da França, Emmanuel Macron, mostrou-se contrário ao acordo. Mas o Brasil promete concentrar esforços para que os dois blocos regionais cheguem a um desfecho positivo.

“Não mudou nada. Nós continuamos conversando e negociando. O Macron expressou as posições dele como presidente da França, tendo em vista as preocupações do setor agrícola francês. Nós continuamos conversando até que se conclua ou se chegue à percepção de que não é possível firmar esse acordo. Mas estamos trabalhando”, garantiu o ministro brasileiro.

Compartilhar:

  • Data: 07/12/2023 10:12
  • Alterado: 07/12/2023 10:12
  • Redação ABCdoABC
  • Agência Brasil









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados