Mauá realizará seminário sobre prevenção às violências no dia 19

Direitos, família, preconceito e Cultura de Paz estão entre os temas abordados

  • Data: 05/06/2012 22:06
  • Alterado: 05/06/2012 22:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Mauá realizará seminário sobre prevenção às violências no dia 19

Fundação Casa de Jorge Amado

Crédito:

Você está em:

A Prefeitura de Mauá realizará, no dia 19, o III Seminário de Prevenção às Violências ‘Direitos Humanos e Família’, coordenado pelo Núcleo de Prevenção às Violências em Prol da Saúde (Previsa). O evento será desenvolvido das 8h às 16h, no Teatro Municipal , à rua Gabriel Marques, 353, na Vila Noêmia.

A programação reserva uma série de palestras e debates, sobre diagnósticos desenvolvidos pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde; o trabalho em rede de identificação, atendimento e prevenção; direitos humanos; sustentabilidade das iniciativas; e a Cultura de Paz como alternativa de mudança de paradigmas sociais provocadores da violência. Também estão previstas apresentações culturais, com teatro e música.

Um dos debates, por exemplo, vai detalhar a importância de analisar os dados estatísticos obtidos com o registro das violências contra crianças, mulheres, idosos e pessoas com deficiência, o que permite nortear o desenvolvimento de políticas públicas preventivas. Estas violências ocorrem, predominantemente, no ambiente doméstico, praticadas por pessoa conhecida da vítima.

Os debates promovidos nos outros dois seminários realizados pelo Previsa resultaram em aprimoramento da captação de dados, capacitação de profissionais de saúde para melhorar o atendimento às vítimas, trabalho integrado entre as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança Pública, aprovação de projeto de prevenção que recebeu recursos federais, entre outros.

Participarão os seguintes palestrantes: a coordenadora do Previsa, Walkíria Zachêu, e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Cláudia Walendy, da Prefeitura; a doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, Rosângela Malachias; a representante do Núcleo de Combate e Enfrentamento a Todo Tipo de Violência de Embu das Artes, professora Alice Lima; a representante do Conselho do Idoso de Mauá, Albertina Cuch Fidêncio; a coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo, doutora Heloísa Gama Alves; a presidente do Conselho da Criança e do Adolescente de Rio Grande da Serra, Adriana Carvalho; e o coordenador Nacional do Programa Vivendo Valores na Educação para Situações de Risco da Organização Brahma Kumaris, professor Rodrigo Brito.

Compartilhar:

  • Data: 05/06/2012 10:06
  • Alterado:05/06/2012 22:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados