Mauá comemora o Dia da Árvore com plantio em escola municipal
A atividade foi realizada na EM Maria Rosimary de Azevedo e foram plantadas espécies como Quiná, Ipê Branco, Gabiroba, Peroba Rosa e Araçá, entre outras
- Data: 22/09/2016 11:09
- Alterado: 22/09/2016 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:Rodrigo Zerneri/PMM
Em 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore. Para celebrar a data, os alunos dos grupos 3, 4 e 5 da Escola Municipal Maria Rosimary de Azevedo, no Jardim Zaíra, participaram de uma ação que promoveu o plantio de 13 mudas de espécimes nativas. A atividade foi o resultado de uma parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente.
Helcio Silva, prefeito em exercício, esteve presente para acompanhar de perto os rostinhos felizes das crianças, ávidas por novidades, e teve a oportunidade de fazer o plantio simbólico da primeira árvore. Também participaram da atividade a secretária de Educação Lairce Rodrigues de Aguiar, e Larissa Kelly, diretora do departamento de Educação Ambiental.
“Plantei um exemplar de Jequitibá Branco, uma árvore de tamanho grande, e tenho certeza que com o cuidado e carinho dos alunos, ela crescerá forte e saudável. A importância desse dia reforça diversas ações que são imprescindíveis para a preservação do nosso meio ambiente. Muito me orgulha, inclusive, saber que Mauá é uma das 17 cidades do Brasil que trata seu esgoto em níveis elevados. A Estação de Tratamento do Esgoto do município, a ETE, já trata 61% do esgoto coletado, e irá chegar aos 100% muito em breve”, ressaltou Helcio.
Além disso, há um forte simbolismo ecológico, pois Mauá acolhe a nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê. Dos 35 quilômetros do Tamanduateí, nove quilômetros que passam por Mauá ficarão completamente livres do lançamento de esgotos em estado bruto graças à ETE e às obras complementares.
Foram plantados exemplares de Quiná, Ipê Branco, Gabiroba, Peroba Rosa, Araçá, entre outras. Antes de cada plantio, as crianças receberam orientações sobre a importância das árvores no ambiente urbano, além dos cuidados necessários para o seu desenvolvimento.