Marketing de Afiliados: o que é e como funciona?
Conheça o Marketing de Afiliados e saiba como essa estratégia é trabalhada
- Data: 13/02/2023 08:02
- Alterado: 13/02/2023 08:02
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:Freepik
O Marketing de Afiliados é uma estratégia já conhecida no meio digital e que está ganhando cada vez mais espaço no mercado. Essa popularização deve-se às oportunidades que esse tipo de marketing oferece para quem trabalha com ele. Para as pessoas afiliadas, esse formato permite ganhar dinheiro com a internet, mesmo com um investimento limitado. Para as empresas, essa estratégia de marketing possibilita ampliar os canais de divulgação da marca. E para os clientes, eles podem contar com novas maneiras de conhecer produtos interessantes. Por isso, é importante entender como o Marketing de Afiliados funciona e, assim, acompanhar as diferentes formas de comunicação entre negócios e consumidores.
O que é Marketing de Afiliados?
O Marketing de Afiliados é um processo de divulgação em que um produto, um serviço ou uma marca são promovidos na internet por pessoas afiliadas. Em um resumo prático, o afiliado divulga o produto da empresa e recebe uma comissão pelas vendas geradas. Por exemplo, uma empresa conta com alguns afiliados para divulgar um novo lançamento da marca. Essas pessoas promovem o produto em seus canais de comunicação, como em links nas redes sociais. Os consumidores realizam a compra através desses links de divulgação. Então, os afiliados ganham um valor da empresa (criadora do produto) proporcional às vendas obtidas.
Quem são as pessoas envolvidas na estratégia do Marketing de Afiliados?
Também conhecida como programa de afiliados, a estratégia vem chamando a atenção nos últimos anos, sendo ainda mais espalhada pelos profissionais que estão aderindo a essa prática. Entre as pessoas que fazem parte do Marketing de Afiliados, existem três grupos principais que são a base dessa estratégia: os produtores, os afiliados e os clientes.
Produtores
Os produtores são as empresas ou os empreendedores que desenvolvem e distribuem o produto ou o serviço que será promovido na internet com o auxílio dos afiliados. Como principal vantagem para o produtor, essa estratégia permite ampliar os canais de divulgação da marca, diversificar a comunicação com os clientes e, consequentemente, aumentar as vendas de maneira considerável.
Afiliados
Os afiliados são as pessoas responsáveis por divulgar o produto criado pelo produtor e recebem comissões por isso. Através de ações do marketing digital, esses profissionais utilizam a sua influência e o seu público conquistado para promover o produto e gerar vendas. Os canais de divulgação mais utilizados por afiliados são as redes sociais e os blogs. A vantagem para o afiliado nesse processo está na forma de ganhar dinheiro sem a necessidade de investir na produção de um produto.
Clientes
Os clientes são impactados por meio da divulgação realizada pelo afiliado e compram o produto através de alguma forma de contato do afiliado direcionado ao produtor, como o link de um site, por exemplo.
Quais são os tipos de divulgação do Marketing de Afiliados?
Os diferentes tipos de divulgação para programas de afiliados possibilitam que os profissionais avaliem e definam o formato mais apropriado para os seus objetivos. Entre os principais estão:
CPC — Custo por Clique: o afiliado ganha de acordo com o número de cliques recebidos em banners, pop-ups, anúncios e outros tipos de publicidades divulgadas por ele em suas plataformas.
CPA — Custo por Ação: nessa categoria, a influência do afiliado precisa ir além do clique. A remuneração acontece apenas quando um cliente realiza alguma ação na página divulgada, como fazer um cadastro, solicitar um orçamento ou até mesmo efetivar a compra.
CPM — Custo por Mil Impressões: como o nome já sugere, o produtor paga um valor fixo toda vez que o anúncio ou banner alcançar mil visualizações no blog do afiliado.
Custo por Venda (CPV): nesse tipo de divulgação, o afiliado recebe apenas quando existe a efetivação da compra. Geralmente, as vendas dos afiliados são identificadas por meio de códigos ou links personalizados divulgados por eles.
Além das diferentes formas de divulgação e remuneração, o Marketing de Afiliados também oferece diversas possibilidades de canais de comunicação e opções de plataformas de afiliados.
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