Marinho participa da abertura do II Encontro Anual de Segurança Cidadã da Rede Mercocidades
Experiências em segurança cidadã e políticas íntegras de prevenção à violência serão debatidas até terça-feira, na Pinacoteca, em São Bernardo
- Data: 02/07/2012 17:07
- Alterado: 02/07/2012 17:07
- Autor: Kallyny Portugal de Jesus
- Fonte: PMSBC
Crédito:
Segurança cidadã e políticas integradas de prevenção à violência são os temas do II Encontro Anual de Autoridades Locais da Unidade Temática de Segurança Cidadã da Rede Mercocidades, que começou nessa segunda-feira (2), em São Bernardo do Campo. A abertura do evento foi realizada pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, na Pinacoteca Municipal, no Jardim do Mar, e autoridades de cerca de 30 municípios da América do Sul. O evento continua nesta terça-feira (3).
A Rede Mercocidades tem como objetivo promover a integração internacional e a troca de experiências de sucesso entre os 260 municípios associados do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia e Peru, abrangendo cerca de 80 milhões de pessoas.
O chefe do Executivo de São Bernardo ressaltou a importância de reorganizar e democratizar os espaços para avançar no que diz respeito à segurança cidadã. “Para isso, é fundamental que o estado também participe desse processo junto com o município e, assim, discutir políticas públicas que ampliem as oportunidades”, disse Marinho.
Três projetos de segurança de São Bernardo serão apresentados no evento: formação em Segurança Cidadã, que forma os guardas que atuam na cidade para atuação preventiva e comunitária, com aulas sobre temas, como relações de sociais de gênero, igualdade racial, criança e adolescente e linguagem de libras; Cidade de Paz, programa integrado de prevenção de violência em territórios vulneráveis; e a Rede de Atenção e Prevenção à Violência contra Crianças e Adolescentes de São Bernardo, ação que tem por finalidade promover a articulação dos serviços socioassistenciais e de atendimento às crianças e adolescentes no município.
Para o governador da municipalidade de Ate Vitarte, no Peru, Fausto Juan Fores Flores, segurança cidadã é um problema na América Latina. “O intercâmbio de experiências exitosas é fundamental para levarmos como alternativas para esses conflitos em nossas cidades.”
Estiveram presentes à reunião, além do prefeito de São Bernardo, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki; o prefeito de Diadema, Mário Reali; o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Benedito Mariano; o secretário de Relações Internacionais, Evandro de Lima; e a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Márcia Barral.