Marinho fala sobre conquistas do PPA Participativo em fórum de prefeitos
Prefeito de São Bernardo participou na terça-feira (11) da conferência de abertura do III Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia (Falp)
- Data: 12/06/2013 11:06
- Alterado: 12/06/2013 11:06
- Autor: Vinícius Dominichelli
- Fonte: PMSBC
Crédito:
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, participou da conferência de abertura do III Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia (Falp), que começou nesta terça-feira (11) na cidade de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e reúne prefeitos de cerca de 80 cidades de todos os continentes.
A cerimônia de abertura contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, do prefeito de Porto Alegre e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, José Fortunatti, do prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e de prefeitos de cerca de 80 cidades das Américas, Europa e África.
Marinho, que participou da rodada de palestras sobre ‘Direitos e democracia nas periferias metropolitanas do mundo atual’, falou sobre o processo de democracia participativa que implantou na cidade a partir de 2009, com a realização do Plano Plurianual (PPA) Participativo, que repetiu agora em 2013, e com o Orçamento Participativo, nos anos seguintes.
O prefeito destacou a importância do PPA Participativo nas inúmeras obras e projetos que vem realizando em São Bernardo a partir das diretrizes definidas pela população no PPA. "O resultado de todo esse processo nos deu a certeza de que acertamos ao apostar na radicalização da democracia, tendo a participação cidadã como marca e método de gestão. Ter essa participação como elemento central da nossa relação com a população se mostrou acertado ao aproximar o nosso governo das reais necessidades da cidade", disse o prefeito.
Além de Marinho, fizeram palestras na abertura do evento a prefeita de Vila França de Xira (Portugal), Maria da Luz Rosinha, e Alain Lipietz, deputado francês membro do Parlamento Europeu.
Brasília – Pela manhã, Marinho esteve em Brasília onde, como presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, participou da abertura do seminário ‘Articulação dos Planos Plurianuais e Agendas de Desenvolvimento Territorial’, no auditório da Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília.
O evento, organizado pelo Ministério do Planejamento, tem como objetivo apoiar a elaboração dos PPAs municipais para o período 2014-2017. "Devemos incentivar os municípios a participar desse processo", disse o prefeito.
Na sequência, Marinho esteve com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, para assinar acordo de cooperação técnica para construção de um Plano Plurianual Participativo Regional. O acordo terá vigência de 24 meses e não envolverá transferência de recursos financeiros entre as partes.
Marinho ainda se reuniu com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com quem almoçou.