Marina Helou cobra medidas urgentes após falhas em ar-condicionado do transporte público de SP
Após recentes problemas relatados por passageiros, parlamentar também solicita ações imediatas para proteger população durante a onda de calor em São Paulo
- Data: 14/11/2023 12:11
- Alterado: 14/11/2023 13:11
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
A deputada estadual Marina Helou (REDE-SP) enviou, nesta segunda-feira (13), um ofício ao governador Tarcísio de Freitas e ao prefeito Ricardo Nunes solicitando medidas rápidas em resposta à onda de calor, após passageiros relatarem falhas no ar-condicionado nos transportes públicos da capital. Marina também cobrou informações precisas sobre o número de ônibus e trens do Metrô e da CPTM equipados com o sistema de refrigeração e quantos destes estão em operação nesta semana.
No mês de setembro, a deputada também cobrou respostas imediatas do Poder Público durante as altas temperaturas. Com foco na proteção de pessoas vulneráveis, as propostas incluíam o fornecimento de água à população em situação de rua, umidificação de vias, reforço no monitoramento das áreas naturais protegidas (risco de incêndios florestais), a garantia de condições salubres aos trabalhadores de serviços essenciais que se desloquem ou permaneçam em atividades ao ar livre e o pleno funcionamento do ar-condicionado no transporte público.
Outras atitudes recomendadas foram o alerta à população por diversos meios de comunicação, orientação da rede municipal e estadual de ensino para redução das atividades ao ar livre e sobre cuidados com os animais domésticos.
Autora do Projeto de Lei 759/21, que decreta Emergência Climática no estado de São Paulo, a deputada destaca que o Poder Público deve agir para proteger a população da onda de calor. “A onda de calor é consequência da emergência climática. Precisamos estar preparados, a nossa saúde está em risco, principalmente a das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Temos que encarar isso de frente e com políticas públicas eficazes”, finaliza.