Marcelo D’Salete debate quadrinhos e negritude na feira literária de Diadema

Ganhador do prêmio Jabuti, quadrinista estará na Feira do Livro e Literatura de Diadema (FLID) no sábado, 21 de outubro

  • Data: 20/10/2023 08:10
  • Alterado: 20/10/2023 08:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
feira-literaria-diadema

Mukanda Tiodora

Crédito:Divulgação

Você está em:

Marcelo D’Salete, quadrinista, ilustrador e professor, é uma das grandes atrações do dia de encerramento da 2ª Feira do Livro e Literatura de Diadema (FLID), que a Secretaria de Cultura realiza de 19 a 21 de outubro no Centro Cultural Diadema – Rua Graciosa, 300, Centro. Ganhador do Prêmio Jabuti por uma de suas obras mais conhecidas, ‘Angola Janga’, o autor vai debater ‘Quadrinhos e Negritude’ no sábado (21/10), às 10h, com outro quadrinista, Alex Mir.

Em Angola Janga, D’Salete usa a chamada arte sequencial para retratar, sem idealizações e a partir de muita pesquisa histórica, a derrubada, no fim do século XVII, do mocambo de Macaco, um dos núcleos do quilombo dos Palmares, assim como a resistência épica dos homens e mulheres fugidos da escravidão.

Ele mesmo um homem preto, a temática que será debatida na Feira, negritude, está presente em toda a produção do quadrinista, como ‘Cumbe’, de 2014, e seu livro mais recente, lançado em 2022, ‘Mukanda Tiodora’.

O próprio D’Salete explica o enredo do quadrinho.  “O livro trata da história de uma mulher negra, escravizada, em São Paulo, em 1860. Essa mulher, chamada Tiodora, com a ajuda de outros escravizados, escreve uma série de cartas procurando estar próximo de seus parentes, procurando sua liberdade, voltar para a África.”

De acordo com Marcelo, os quadrinhos são um veículo eficiente para explicar temas até certo ponto desconhecidos do grande público. “Os quadrinhos são uma forma dinâmica e muito engenhosa para falar de algo relacionado a história e cultura negras no Brasil. Quando escolhemos os quadrinhos, estamos pensando também em estratégias eficientes para chegar no grande público e trazer reflexões atuais e pertinentes sobre a nossa história”, explica.

Essa é a primeira vez que o quadrinista estará na feira literária de Diadema. Segundo ele, essa é uma boa oportunidade para tratar desse tema, ainda mais considerando que boa parte da população da cidade é de afrodescendentes. “Acho que uma feira é uma forma importante de trazer autores para dialogar com o público da cidade, assim como, claro, propor um diálogo com os artistas locais. É desse modo que podemos favorecer o conhecimento, as trocas sobre arte, sobre cultura e história negras”.

Sobre a FLID
A Feira do Livro e Literatura de Diadema (FLID) chega à segunda edição ainda mais atual e diversa. Em 2023, a homenageada é a escritora Lygia Fagundes Telles, falecida no ano passado, um dos maiores nomes da literatura brasileira.

Djamila Ribeiro, José Roberto Torero, Amara Moira e Cristino Wapichana estão entre as personalidades já confirmadas no evento, que será realizado entre os dias 19 e 21 de outubro, no Centro Cultural Diadema.

Além das conferências, seguidas de debate com o público, a programação inclui lançamentos de livros com sessões de autógrafos, oficinas, contações de histórias, exposições, apresentações teatrais e musicais, batalhas de rimas, literatura de cordel, literatura indígena e muito mais. Haverá também estandes de editoras que estarão na FLID para comercializar seus produtos.

Confira abaixo a programação completa

19/10 – Quinta-feira – 9h (Encontro)
Abertura Simbólica da FLID – Livre

Espaço Cândido Portinari
Como no ano de 2022, cortaremos a fita inaugural de mais uma Feira Literária de Diadema (FLID) no Espaço Cândido Portinari, onde estarão as editoras fazendo a venda de livros para todos os gostos e idades.

19/10 – Quinta-feira – 10h (Contação de Histórias)
Contos Encontados – FLID – Livre
Biblioteca Central
Contos Encontados é formado de histórias com as quais podemos conversar. Algumas dessas histórias foram encontradas casualmente. Paula Knoll as apresenta de forma lúdica e com utilização de objetos.

19/10 – Quinta-feira – 11h (Dança)
Aula Aberta de Ioga – Livre
Palco Externo
Um momento de conhecer a ioga em uma aula aberta, com exercícios de respiração, posturas e movimentos que promovem a força, a flexibilidade e colaboram para o autoconhecimento, a concentração e a prática da meditação.

19/10 – Quinta-feira – 14h30 (Teatro Infantil)

Grupo Passarinhada
Os Monstros Que os Medos Criam (Bilíngue português/libras) – Livre
Passarinhada Cia. Teatral
Teatro Clara Nunes
A bola cai no vizinho! E agora? Quem vai lá buscar? Um grupo de crianças é convidado a conhecer seus maiores medos a partir da necessidade de recuperar o brinquedo. O espetáculo busca, através da linguagem lúdica, valorizar toda ancestralidade das brincadeiras.

19/10 – Quinta-feira – 15h (Encontro Literário) – Livre
Cristino Whapichana

Encontro com o Escritor Indígena Cristino Wapichana– Livre
Palco Externo
Cristino Wapichana é um artista do povo indígena Wapichana. É contador de histórias e palestrante de temáticas indígenas. O escritor vai falar um pouco das suas experiências e vivências e de suas obras, algumas delas premiadas.

19/10 – Quinta-feira – 18h30 (Apresentação Musical)
Jazz Contemporâneo – Livre
Palco Externo
Bandas de alunas da Casa da Música farão uma apresentação onde tocam o melhor do jazz contemporâneo.

19/10 – Quinta-feira – 19h (Teatro Adulto)
Retratos de Lygia – FLID – Livre
Grupo Tufos e Convidados
Teatro Clara Nunes
Personagens e momentos significativos da obra de Lygia Fagundes Telles se fundem em cena com fatos da vida da escritora, revelando traços profundos da grande mestra da literatura brasileira.

19/10 – Quinta-feira – 19h20
Abertura Oficial – Livre
Autoridades
Teatro Clara Nunes
Neste momento celebra-se oficialmente a Abertura da Feira do Livro e Literatura de Diadema (FLID), com a presença das autoridades do poder público da cidade e de Lúcia Teles, neta da escritora homenageada Lygia Fagundes Teles.

19/10 – Quinta-feira – 20h (Encontro Literário)
Encontro com a Escritora Djamila Ribeiro – Livre
Teatro Clara Nunes
Djamila Ribeiro é uma filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira, militante nas causas raciais, abordará temas como o feminismo negro, racismo estrutural e muito mais. Com mediação de Ifé Rosa Oadq.

20/10 – Sexta-feira – das 9h30 às 16h
Borboletário na FLID – Livre
Área externa
Educadores ambientais vão trazer pra FLID, alguns animais vivos e outros conservados em vidros, como sapos, cobras e lagartixas, e vão contar um pouco sobre o Borboletário que é o pioneiro da Região Metropolitana de São Paulo, inaugurado em 16 de setembro de 2005, no Jardim Botânico Municipal. No local são desenvolvidas atividades de ecoturismo, educação ambiental, conservação e pesquisa de borboletas, onde biólogos estudam os hábitos e desenvolvimento das espécies

20/10 – Sexta-feira – 10h (Contação de Histórias)
Grupo Malas Portam

“Mala Pout Pourri” – Livre
Malas Portam
Teatro Clara Nunes
Cia Malas Portam vai apresentar o espetáculo que carrega um pouco de todo trabalho do grupo. Dessa maneira, o público terá contato com várias histórias do repertório e será convidado a viajar por contos, trava-línguas, parlendas, cantigas populares e também histórias e música autorais.

20/10 – Sexta-feira – 14h (Encontro Literário)
José Roberto Torero
Conversa com o escritor José Roberto Torero e o ilustrador Ivo Minkovicius – Livre
Biblioteca Central
Torero é conhecido por seu texto essencialmente literário e por suas narrativas criativas, Ivo é também escritor e ilustrador renomado. Imagina que papo bom que vai acontecer com esta dupla.

20/10 – Sexta-feira – 15h (Contação de Histórias)
Cabeleira – Livre
Teatro Clara Nunes
Companhia do Voo de Teatro
Zareb tem a missão de ajudar a sua filha Zunduri a encontrar o penteado perfeito para o “grande dia” do encontro com a mãe.

20/10 – Sexta-feira – 18h (Música)
Intervenção Literária e Musical – Livre
Palco Externo
Nesta apresentação com duração de 30 minutos o poeta Carlos
André se une ao compositor Alex Rodrigues para a execução de músicas
autorais entremeadas por poemas também autorais e clássicos da
literatura brasileira, numa elaborada fusão entre canção e poesia ao vivo.

20/10 – Sexta-feira – 18h (Música)
Mesa de Debate: Diferentes Leitura do mundo: falando de leitura inclusiva – 12 anos
Biblioteca Central
Esta mesa vai abordar temas da literatura inclusiva e de como incluir através da literatura. Com a presença da Profa. Ms. Priscila Pinzzeta, de Adriana Barros (editora Barros) com mediação de Ana Maria Rosalini

20/10 – Sexta-feira – 19h (Encontro Literário)
Lançamento de Livros – Livre
Palco Externo
A FLID abre o palco para uma roda de conversa e lançamentos de livros dos escritores da cidade e da região, com mediação do também escritor diademense Salliè Oliveira. Os participantes poderão falar um pouco de suas publicações e em seguida terão espaços para vendas e sessão de autógrafos.

20/10 – Sexta-feira – 19h (Sarau)
Sarau da Educação – Livre
Teatro Clara Nunes
Educadores e educadoras da rede municipal de Ensino se reúnem para fazer mais um tradicional sarau.

21/10 – Sábado – 9h30 (Dança)
Aula Aberta de Ioga – FLID – Livre
Palco Externo
Um momento de conhecer a ioga em uma aula aberta, com exercícios de respiração, posturas e movimentos que promovem a força, a flexibilidade e colaboram para o autoconhecimento, a concentração e a prática da meditação.

21/10 – Sábado – 10h (Encontro Literário)
Quadrinhos e Negritude – 12 Anos
Palco Externo
Marcelo D’Salete é um quadrinista, ilustrador e professor brasileiro.
Alex Mir é um escritor, roteirista e quadrinista brasileiro e autor também de um quadrinho sobre Orixás. Os dois cartunistas vão bater um papo interessante sobre o assunto.

21/10 – Sábado – 11h (Encontro Literário)
Vamos Falar de Literatura Negra – Livre
Biblioteca Central
Encontro de escritores/as dos Cadernos Negros que se unem para tratar de temas importantes e também apresentando suas publicações

21/10 – Sábado – 11h30 (Encontro Literário)
Lançamento de Livros – Livre
Palco Externo
A FLID abre o palco para uma roda de conversa e lançamentos de livros dos escritores da cidade e da região. Com mediação do também escritor diademense Salliè Oliveira, os participantes poderão falar um pouco de suas publicações e em seguida terão espaços para vendas e sessão de autógrafos.

21/10 – Sábado – 13h (Dança)
A bailarina e o músico – Livre
Saguão do Teatro
Intervenção artística onde a artista Arlene Ramos e o musico Eduardo Carolino se unem num espetáculo instigante.

21/10 – Sábado – 13h30 (Encontro Literário)
Cordel e Contos Populares, Tradição e Contemporaneidade – Livre

Moreira de Acopiara

Moreira de Acopiara e Marco Haurélio
Palco Externo
Um grande encontro do cordelista, músico e poeta Moreira de Acopiara com o escritor e pesquisador Marco Haurélio. Os dois apresentarão suas obras trazendo um pouco sobre a Literatura de Cordel, manifestação da cultura popular brasileira que teve origem no Nordeste

21/10 – Sábado – 14h (Encontro Literário)
Jogo “De Onde Vem o Livro? Diferenças e Publicação”– 12 Anos
Leiturativismo
Biblioteca Central
‘’De Onde Vem o Livro?” é um jogo de tabuleiro em tamanho real que proporciona uma vivência na carreira da pessoa escritora contemporânea. Através da ludicidade, os jogadores poderão conhecer os diversos desafios e recursos para a publicação de um livro em formatos possíveis.

21/10 – Sábado – 14h30 (Encontro Literário)
Lançamento de Livros – Livre
Palco Externo
A FLID abre o palco para uma roda de conversa e lançamentos de livros dos escritores da cidade e da região. Com mediação do também escritor diademense Salliè Oliveira, os participantes poderão falar um pouco de suas publicações e em seguida terão espaços para vendas e sessão de autógrafos.

21/10 – Sábado – 16h (Encontro Literário)
Clube Leia Mulheres – Livre
Biblioteca Central
O Clube teve início em 2022 com o objetivo de dar visibilidade aos livros escritos por mulheres! O livro deste mês é a Montanha Encantada de Maria J. Dupré.

21/10 – Sábado – 17h (Encontro Literário)
Amara Moira

Encontro Literário da Diversidade – 14 Anos
Teatro Clara Nunes
Conversa com a escritora Amara Moira com mediação de Janaina Leslão. Elas tratarão de temas como releituras da literatura brasileira por um prisma LGBT, feminista e antirracista, temáticas trans, sexualidade e gênero.

21/10 – Sábado – 18h30 (Encontro)
Batalhas DDMA – FLID – Livre
Palco Externo
O evento de encerramento da Semana Municipal das Batalhas e Movimento da Poesia Falada em Diadema celebra jovens que usam a poesia para resistir à marginalização social. A poesia falada ocupa espaços públicos e promove intervenções poéticas, artísticas e políticas na cidade. As batalhas locais selecionaram oito MCs para a competição final, finalizando a semana.

21/10 – Sábado – 19h30 (Encontro)
Slam das Minas – Livre
Palco Externo
Slam das Minas é um poetry slam organizado e disputado exclusivamente por mulheres em diferentes localidades do Brasil e vem para fechar a FLID.

Compartilhar:

  • Data: 20/10/2023 08:10
  • Alterado: 20/10/2023 08:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados