Mais de 30 pinguins são resgatados e devolvidos à natureza
Depois de tratamento veterinário, os animais são devolvidos ao habitat. A ação é realizada no litoral do país
- Data: 11/09/2020 20:09
- Alterado: 11/09/2020 20:09
- Autor: Izabel Rufino
- Fonte: Agência Brasil
31 pinguins são devolvidos ao mar depois de tratamento veterinário
Crédito:Divulgação / Agência Petrobras
Nesta sexta-feira (11), o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Bacia de Santos, executado pela Petrobras, em parceria com o Instituto Gremar, realizou a soltura de 31 pinguins, no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos.
Os animais, da espécie pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), do Estreito de Magalhães, na Argentina, foram resgatados neste ano e passaram por tratamento veterinário. Então, agora, após a estabilização do quadro clínico, estão retornando ao habitat natural.
A soltura dos animais foi realizada em alto mar, a 45 quilômetro da costa, respeitando as condições oceânicas do litoral paulista. Importante dizer que 81 pinguins seguem em reabilitação nas unidades do PMP-BS, e assim que estiverem restabelecidos também voltarão à natureza.
Desde o começo deste ano, mais de 4.450 pinguins foram encontrados no litoral brasileiro, sendo que muitos destes foram resgatados com machucados por embarcações, apetrechos de pesca ou afetados pelos resíduos sólidos. Por isso, todos os animais marinhos encontrados são avaliados e, quando preciso, encaminhados para o veterinário.
Outra medida que visa garantir a proteção desses animais, é um chip que cada um dos pinguins recebe, o que permite um acompanhamento, para caso eles reapareçam em outras regiões.
Por fim, diariamente as equipes dos Projetos de Monitoramentos de Praias (PMPs) atuam no resgate de animais marinhos vivos debilitados, bem como, no registro e análise de carcaças de animais mortos.