Lula decide não ir ao debate presidencial da TV Globo
Presidente Lula decide não participar do debate da Globo nesta quinta-feira às 21h30; Flávio Bolsonaro, Caiado, Cury e Zema estão confirmados
- Publicado: 30/09/2026 13:51
- Alterado: 30/09/2026 13:51
- Autor: Daniela Ferreira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT), não comparecerá ao debate presidencial promovido pela TV Globo nesta quinta-feira (1º), conforme informou sua assessoria de Lula ao g1 nesta quarta-feira (30).
Com a ausência confirmada na emissora carioca, Lula mantém a estratégia de campanha de não participar de nenhum dos encontros televisivos confrontando seus adversários diretos no primeiro turno do pleito.
Candidatos confirmados, transmissão ao vivo e alteração na grade
Com a desistência de Lula, o estúdio receberá os postulantes Flávio Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (PSD), Augusto Cury (Avante) e Romeu Zema (Novo).

A mediação da sabatina será conduzida pelo jornalista César Tralli e a transmissão será realizada ao vivo e simultaneamente na TV aberta, no portal de notícias da emissora e no canal por assinatura GloboNews, diretamente dos Estúdios Globo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O programa vai ao ar logo após o término do Jornal Nacional, com início agendado para as 21h30.
Em uma mudança inédita em sua programação de horário nobre, a emissora ocupará a faixa destinada à transmissão da novela das nove, “Quem Ama Cuida”, para exibir o confronto entre os presenciáveis.
Decisão do TSE e participação garantida do Partido Novo
A presença do governador mineiro Romeu Zema no debate presidencial foi respaldada por um mandado de segurança deferido pelo ministro Nunes Marques, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em liminar proferida na terça-feira (29), o magistrado atendeu a um pedido interposto pelo Partido Novo para alterar o entendimento anterior do tribunal sobre os critérios de representatividade partidária mínima em debates de rádio e TV.
Com o novo entendimento fixado pela presidência da Corte Eleitoral, os candidatos da legenda ganharam o direito de participar das sabatinas em todas as geradoras do país.
A medida beneficiou diretamente não apenas a candidatura presidencial de Zema, mas também garantiu a inclusão imediata dos postulantes do partido aos governos do Distrito Federal (Kiko Caputo) e do Rio de Janeiro (André Marinho) nas exibições promovidas pela rede de televisão.