Luiz Marinho participa de formatura de mais 60 guardas civis municipais
Desde 2009, o efetivo da GCM já aumentou em 100%. Com a nova turma, a corporação conta com mais de mil guardas
- Data: 11/10/2013 16:10
- Alterado: 11/10/2013 16:10
- Autor: Vinícius Dominichelli
- Fonte: PMSBC
Crédito:
Mais 60 GCMs (guardas civis municipais) estão nas ruas de São Bernardo do Campo para ajudar na prevenção à violência. Na manhã desta sexta-feira (11), na Esplanada do Paço Municipal, o prefeito Luiz Marinho participou da formatura da 11ª turma a ingressar na corporação, composta por 24 mulheres e 36 homens.
Com o aumento no efetivo, a Guarda Civil Municipal ultrapassa a marca de mil, chegando a 1.010, sendo 70% do sexo masculino e 30% do feminino. Por meio da formação de novos agentes, a GCM irá reforçar o policiamento preventivo em diversas regiões da cidade, uma vez que esses guardas serão direcionados para as seis inspetorias regionais (Centro, Assunção, Rudge Ramos, Riacho Grande, Taboão/Paulicéia e Batistini/Alvarenga).
“Temos uma corporação que busca orientar famílias e crianças e que também tem ajudado muito a garantir o bem estar da população. Nosso esforço é grande para a cidade ter mais segurança”, disse Luiz Marinho.
O prefeito ainda destacou que está sendo consolidado na cidade o processo de instalação de 400 câmeras de segurança nas principais vias do município e também nas escolas da rede. Em dezembro será inaugurado a Central de Videomonitoramento, que integrará a Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Samu e Trânsito.
“Aumentamos em 100% o efetivo da GCM desde 2009. Com isso, estamos aumentando também a sensação de segurança da população” disse o secretário de Segurança Urbana, Benedito Mariano. “Melhoramos nossos equipamentos nesses últimos quatro anos e meio. Hoje, nenhum GCM vai para a rua sem o equipamento básico para trabalhar”, completou.
Expectativa – “É a segunda vez que tentei prestar o concurso para GCM e agora consegui. Tenho um irmão e um cunhado na corporação e sempre gostei muito deste trabalho. A guarda é muito prestativa à comunidade”, disse Luiz Paulo de Almeida Filho, 39 anos, GCM que se formou na manhã desta sexta-feira.