Luiz Marinho participa de encontro com lideranças religiosas
Cerca de 40 representantes de diversas paróquias de São Bernardo se reuniram com prefeito para discutir projetos e propostas para o município na Vila Santa Terezinha
- Data: 25/05/2012 00:05
- Alterado: 25/05/2012 00:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMSBC
Crédito:
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, participou nessa quinta-feira (24) de um encontro com 40 representantes de diversas paróquias católicas de São Bernardo do Campo. A atividade, sediada na Paróquia Santa Terezinha, no Bairro Santa Terezinha, teve como finalidade discutir o desenvolvimento do município, bem como abordar ações e projetos já concretizados ou em andamento pela Prefeitura. Na oportunidade, Luiz Marinho esclareceu os religiosos sobre questões pertinentes a políticas públicas, área social, segurança urbana, combate às drogas, educação, habitação, mobilidade e saúde.
Também participaram da reunião os secretários de Saúde, Arthur Chioro, de Segurança Urbana, Benedito Mariano, de Planejamento Urbano e Ação Regional e Obras, Alfredo Buso, e de Desenvolvimento Social e Cidadania, Marcia Barral. O chefe do Executivo destacou a importância do segmento religioso contribuir para o desenvolvimento local, por intermédio da sua forte representatividade na sociedade.
“É preciso enxergar São Bernardo como um todo e planejar ações a curto, médio e longo prazo. Esse diálogo com os diferentes segmentos é fundamental. Costumo dizer que a transformação que estamos fazendo vai muito além de obras, requer uma profunda mudança de comportamento e, para isso, precisamos dialogar com todos, ouvir opiniões, fechar parcerias e trocar experiências”, comentou o prefeito.
Algumas das realizações expostas foram os investimentos que vêm sendo efetuados na melhoria da mobilidade urbana, como o projeto do monotrilho ligando São Bernardo a São Paulo e a criação de 11 novos corredores de ônibus. Para a área da segurança, Luiz Marinho destacou os investimentos em câmeras de videomonitoramento e ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal, que passou de 730 para mil guardas.
Entre as obras na área da saúde, Luiz Marinho enfatizou a construção do Hospital de Clínicas de São Bernardo, a construção de nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – seis já entregues – e a capacitação dos profissionais para melhorar o atendimento na rede pública.
Na educação, destacou a geração de quase 10 mil novas vagas na rede municipal de ensino e a construção dos sete Centros Educacionais Unificados (CEUs). E para a área da habitação, citou a entrega de 2.164 moradias e a eliminação das áreas de risco.
Para o padre Eanes Roberto de Lima, da paróquia Santa Terezinha, esse tipo de atividade representa uma oportunidade de estreitar o contato com a Administração, colaborar com as políticas públicas e apresentar os projetos sociais desenvolvidos pelas comunidades. “Temos muitas ações interessantes que podem se somar às da Prefeitura, principalmente na questão dos moradores de rua, combate às drogas e projetos para a juventude”, afirmou.