Luiz Marinho dá início à demolição do Best Shopping
Abandonado há 15 anos, prédio começou a ser colocado abaixo na tarde desta segunda-feira; previsão é de que os serviços sejam concluídos em até 60 dias
- Data: 29/06/2015 18:06
- Alterado: 29/06/2015 18:06
- Autor: Cosmo Silva
- Fonte: PMSBC
Crédito:
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, deu início à demolição do antigo Best Shopping na tarde desta segunda-feira (29). Os trabalhos que marcaram o começo do processo foram realizados com ato simbólico envolvendo o chefe do Executivo e o responsável pela empresa que vai tocar a derrubada, Juscelino José da Silva. Localizado no Bairro Chácara Inglesa, o prédio do antigo shopping estava abandonado há 15 anos. A previsão é de que a demolição seja concluída em até 60 dias. Estima-se que entre 600 e 800 caminhões de entulho sejam retirados do local, que já se encontra com tapumes.
No início dos trabalhos, o prefeito Luiz Marinho ressaltou que a solução para o antigo prédio foi preocupação constante do seu governo, uma vez que o assunto sempre foi tema das pautas de reivindicação dos moradores da região. “Felizmente, essa pendência que tanto atormentava os moradores dessa localidade será coisa do passado. Era uma das feridas na cidade, e sabíamos que seria um processo lento, por envolver várias famílias e tratar-se de massa falida. Mas agora está caminhando e espero que logo se dê uma definição para essa área.”
Inaugurado em 1987, o shopping ficou aberto por 12 anos e faliu em função da inadimplência dos proprietários. Os lojistas eram donos das próprias unidades, o que dificultou e postergou possíveis soluções para o antigo empreendimento. Em 2011, foi iniciado o processo de unificação das matrículas, o que permitiu a tomada de decisões para resolver o problema do imóvel.
Moradora do bairro há 15 anos, Eliana Marques Nogueira fez questão de presenciar o início dos trabalhos. Segundo ela, a demolição é comemorada pelos moradores e também marca o fim de um drama. “Nos últimos anos, o local vinha sendo usado para descarte irregular de lixo e abrigava mendigos e usuários de drogas. O empenho da Prefeitura para ajudar a resolver a questão representa um alívio para todos nós”, comemora a moradora.