ABC Literatura

Livro que debate América Latina e jornalismo será lançado na ECA-USP

Painel com professor da ECA e jornalistas convidados marca o lançamento do livro “Por uma teoria latino-americana e decolonial de Jornalismo”. Evento é organizado pela Jornalismo Júnior

  • Data: 25/08/2023 07:08
  • Alterado: 01/09/2023 19:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Livro que debate América Latina e jornalismo será lançado na ECA-USP

Livro que debate América Latina e jornalismo será lançado na ECA-USP

Crédito:Divulgação

O livro “Por uma teoria latino-americana e decolonial de Jornalismo” (Rio de Janeiro, Editora Frutificando, 2023) que busca atualizar os estudos sobre os fatores que excluem a América Latina como categoria de seleção e construção de notícias, será lançado na ECA dia 31 de agosto, quinta-feira, às 16h, no  Auditório Freitas Nobre do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE-ECA-USP).
 
O evento, organizado pela empresa Jornalismo Júnior, contará com o autor do livro, o professor do CJE, professor Alexandre Barbosa, e com as jornalistas convidadas Karla Burgoa, do podcast Quipus e Cláudia Alexandre, Integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.
 
“Por uma teoria latino-americana e decolonial de Jornalismo” é fruto das pesquisas do Pós-Doutorado do professor Alexandre Barbosa, realizado na Unesp entre 2021 e 2022. A partir das reflexões da pesquisa, em conjunto com os resultados do Doutorado e do Mestrado feitos na USP, a publicação amplia os estudos sobre os fatores que excluem a América Latina como categoria de seleção e construção de notícias.
 
A proposta da publicação é atualizar os estudos sobre os critérios de noticiabilidade, um dos pontos centrais da Teoria do Jornalismo, a partir do olhar latino-americano e da análise decolonial. A constatação é que a América Latina pode ser considerada relevante, tanto para a imprensa das classes populares, como para a indústria jornalística.
 
A obra traz a definição de América Latina a partir de conceitos decoloniais que entendem que são latino-americanas as nações com as mesmas características históricas, econômicas e geopolíticas. Em seguida, também à luz dos estudos decoloniais, apresenta a Teoria Latino-americana e Decolonial do Jornalismo como guia de análise da comunicação jornalística feita na América Latina.
 
As ilustrações da capa foram criadas pela estudante de Jornalismo da ECA-USP, Aldrey Olegario. O prefácio do livro foi escrito pela professora associada da Unesp, Maria Cristina Gobbi.  
 
O painel de lançamento, “Estratégias contra a solidão da América Latina nos meios de comunicação”, além de discutir a obra, vai apresentar as trajetórias de atuação das jornalistas convidadas. Karla Burgoa é boliviana e iniciou a carreira no Rio Grande do Norte. Em São Paulo, atua como correspondente para veículos jornalísticos, reportando tanto para a Bolívia, como para o Brasil. Cláudia Alexandre é Doutora e Mestre em Ciência da Religião  pela PUC-SP com pesquisa sobre religiões de matriz africana. As publicações de Cláudia abordam  africanidades culturais, memórias e religiosidades afro-indígenas.
 
O livro está disponível para venda no link da editora Frutificando:
https://www.editorafrutificando.com.br/por-uma-teoria-latino-americana-e-decolonial-do-jornalismo 

Serviço:

Lançamento do livro “Por uma teoria latino-americana e decolonial de Jornalismo”  
Painel:  “Estratégias contra a solidão da América Latina nos meios de comunicação”, com Alexandre Barbosa, Karla Burgoa e Cláudia Alexandre.
Data:  31/08, quinta-feira
Horário: 16h
Local: Auditório Freitas Nobre – Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE-ECA-USP)
Organização: Jornalismo Júnior – empresa de Jornalismo dos estudantes da ECA-USP
 
Integrantes do painel 

Karla Burgoa

Instagram: @karlaburgoa
Jornalista plurinacional, andina e potiguar, com foco em imigrações andinas e cobertura midiática da América Latina. Correspondente internacional Bolívia-Brasil. Criadora do Podcast “Quipus”.
 
Claudia Alexandre

Instagram: @claualex16
Jornalista, radialista, ativista antirracista. Doutora e Mestre em Ciência da Religião (PUC-SP). Integrante da Cojira-SP (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo) e dos coletivos Ojú Obinrin – Observatório de Mulheres Negras e Mobiliza Saracura Vai-Vai.
Docente da Pós-graduação em Teologia e Cultura Afro-Brasileira (Pós-Unbuntu), nas disciplinas de Racismo, Gênero, Sexualidade e Educação; gestora em Políticas Públicas em Relações Étnico-raciais.  Pesquisadora de tradições e cultura afro-brasileira, sambas e escolas de samba, na linha de Representações e Comportamentos em religiosidades de matrizes africanas e tradições indígenas. Foi Assessora Especial da Fundação Cultural Palmares para a Confere^ncia Mundial de Combate ao Racismo (A´frica do Sul 2001); Assessora de Comunicação do Museu Afro-Brasil SP.. É Diretora de Comunicação do Vedacit Vôlei Guarulhos (Associação Social Esportiva Índios Guaru), na qual desenvolve a gestão de Comunicação e Relacionamento com a Mídia esportiva pautando a valorização das Diversidades. Parte de suas publicações abordam Africanidades Culturais, Memórias e religiosidades afro-indígenas. Seu livro mais recente é Orixás no Terreiro Sagrado do Samba – Exu e Ogum no Candomblé da Vai-Vai.
 
Audrey Olegario

Instagram: @aldrey.olegario
Autora das ilustrações da capa do livro “Por uma teoria latino-americana e decolonial de Jornalismo”
Estudante de jornalismo da Universidade de São Paulo e participante do projeto de educação midiática “Foca nas Mídias”, da ECA-USP. E também se aventura no mundo das ilustrações nas horas livres.
 
Alexandre Barbosa

Instagram: @prof_alexandrebarbosa
Autor do livro “Por uma teoria latino-americana e decolonial de Jornalismo” (Frutificando, 2023). Professor contratado da ECA-USP para as disciplinas Laboratório de Jornalismo – Revista e História do Jornalismo. Pós-doutor em Ciências da Comunicação (Unesp), Doutor em Ciências da Comunicação (USP), Mestre em Jornalismo Comparado (USP), Especialista em Jornalismo Internacional (PUC-SP), Jornalista (UMESP). Pesquisador do Celacc (Centro de Estudos Latino-americanos sobre Comunicação e Cultura).  Atualmente é redator SEO para o blog Conexão123. Também é autor do livro “A Solidão da América Latina na Indústria Jornalística Brasileira?” e organizador dos livros “Jornalismo em Gêneros” (ECA-USP), volumes I a IV.  
 
Editora Frutificando

@editorafrutificando
Link da pré-venda do livro
https://www.editorafrutificando.com.br/por-uma-teoria-latino-americana-e-decolonial-do-jornalismo

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação Livro que debate América Latina e jornalismo será lançado na ECA-USP
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação

  • Data: 25/08/2023 07:08
  • Alterado: 01/09/2023 07:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados