Governo Tarcísio adia entrega de estações da Linha 6-Laranja
O governo estadual postergou a inauguração das paradas Brasilândia e Itaberaba para o fim do ano; canteiros registram avanços de até 96%.
- Publicado: 03/11/2026 10:36
- Alterado: 03/11/2026 10:36
- Autor: Thiago Antunes
O governo de São Paulo adiou a inauguração das estações Brasilândia e Itaberaba-Hospital Vila Penteado da Linha 6-Laranja do metrô. A gestão do governador Tarcísio de Freitas havia prometido a abertura desse trecho para outubro, mas o cronograma sofreu alteração. A previsão atual da administração estadual indica que as portas abrirão aos passageiros até o fim de 2026.
A definição exata no calendário depende da Linha Uni, concessionária que executa o projeto. O consórcio não cravou o dia exato para o início da operação assistida na região noroeste da capital paulista.
Os relatórios oficiais mostram o status dos canteiros de obras. A estação Brasilândia registra 96,3% da estrutura concluída. O cenário difere ligeiramente na parada vizinha, onde a estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado atinge 87,7% de execução.
Histórico de entregas da Linha 6-Laranja

A primeira fase do ramal entrou em operação parcial no mês de julho de 2026. O Estado liberou o acesso do público a seis paradas operando em horário reduzido, das 10h às 15h. Os passageiros utilizam as estações Água Branca, Santa Marina, Perdizes, João Paulo I, Freguesia do Ó e Sesc-Pompeia em formato de teste e sem cobrança de tarifa.
“As estações Brasilândia e Itaberaba-Hospital Vila Penteado têm previsão de operação até o final deste ano, concluindo a implantação do primeiro trecho da linha”, afirmou a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) em nota.
O órgão estadual justificou a mudança no calendário. “Eventuais alterações de cronogramas são permitidas sob análise da Artesp e do Poder Concedente, observados os procedimentos e requisitos regulatórios aplicáveis”, detalhou a agência fiscalizadora.
Impacto total do projeto na mobilidade

O projeto completo prevê 15 estações conectando o bairro da Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, no centro de São Paulo. A Linha Uni assumiu os trabalhos em 2020 após sucessivas paralisações das empreiteiras anteriores investigadas na operação Lava Jato. O projeto inicial surgiu em 2008.
O planejamento estipula 630 mil passageiros transportados por dia ao longo de 15 quilômetros de trilhos. A entrega de todas as paradas da Linha 6-Laranja tem prazo limite fixado para o mês de outubro de 2027.