Lei de prevenção a crimes de lavagem de dinheiro é tema de debate

Esse é um dos assuntos da 3ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, que acontece na próxima semana (dias 10 e 11 de junho) na capital paulista

  • Data: 08/06/2013 12:06
  • Alterado: 08/06/2013 12:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: SA Comunicação
Lei de prevenção a crimes de lavagem de dinheiro é tema de debate

Crédito:

Você está em:

Nesta segunda e terça-feira, dias 10 e 11 de junho, das 8h às 18h e das 8h30 às 16h30, respectivamente, o Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil) realizará sua 3ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente. Um dos temas que ganhará destaque no primeiro dia do encontro é a responsabilidade do profissional contábil na Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, assunto que tem gerado muitos debates. O evento será no Hotel Intercontinental (Al. Santos, n.º 1123 – Jardim Paulista), na capital paulista, e reunirá renomados profissionais do setor e palestrantes com grande experiência no Brasil e no exterior. A programação completa do evento pode ser visualizada no site www.ibracon.com.br/conferencia.

Sancionada em 2012, a Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (nº 12.683) incluiu os profissionais e as organizações contábeis no rol de responsáveis, com dever de prestar informações ao Coaf. Essa alteração atendeu aos tratados internacionais de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e já está presente na legislação de diversos países. Representantes do CFC, da Fenacon e do Ibracon compuseram uma comissão para discutir e preparar uma regulamentação para auxiliar os profissionais no atendimento à lei. Este trabalho já resultou na minuta de resolução enviada ao Coaf para apreciação e sugestões do órgão.

Neste painel estão confirmadas as presenças de César Almeida, coordenador geral do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf); Enory Luiz Spinelli, vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC; Guilherme Bottrel Pereira Tostes, vice-presidente Região Sudeste da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon); e Marco Aurelio Fuchida, superintendente do Ibracon. A mediação será de Cláudio Gonçalo Longo, coordenador do Comitê de Normas de Auditoria e membro da Comissão Nacional de Normas Técnicas do Ibracon.

“A área de contabilidade e de auditoria independente é dinâmica, passa por constantes processos de alterações e atualizações. O aprendizado contínuo, por essa razão, é ferramenta essencial para que o profissional contábil desenvolva com sucesso suas atividades”, destaca Eduardo Pocetti, presidente da Diretoria Nacional do Ibracon.

Durante o encontro, serão debatidos outros importantes temas, como: A convergência para as normas internacionais IFRS; A aplicação prática das IFRS; A utilização das normas de auditoria em entidades de pequeno e médio portes; Educação Profissional Continuada e As perspectivas do mercado de auditoria no Brasil e no mundo, entre outros. Mais de 400 pessoas devem participar dos dois dias de evento.

Ainda no primeiro dia, o palestrante internacional Daniel Montgomery, vice-presidente do International Auditing and Standards Board (IAASB), da Federação Internacional de Contadores (IFAC), discorrerá a respeito de “Projeto sobre o novo relatório dos Auditores”. A palestra abordará diversos pontos importantes deste Projeto, como a análise das contribuições recebidas durante a consulta pública realizada pelo IAASB no ano passado e o andamento dele no âmbito da IFAC.

Um dos destaques do segundo dia da Conferência (11/6) será o painel “Aplicação Prática das IFRS”, apresentado por Amaro Gomes, membro do Board do Comitê Internacional de Contabilidade (IASB), que emite as Normas Internacionais de Contabilidade. Outro assunto relevante deste dia será debatido na palestra “Relatório Integrado”. O projeto, que visa reduzir o número de documentos a serem feitos pelas companhias, tem sido fortalecido pelo Comitê Internacional de Relatório Integrado (IIRC), que sugere um modelo único que integre o relatório de desempenho econômico e financeiro e o de atividades socioambientais e o de Governança Corporativa.

“A Conferência foi criada em 2011, como parte das comemorações dos 40 anos do Ibracon, porque a Diretoria Nacional notou que era de extrema importância para o setor criar um fórum para discutir assuntos ligados à contabilidade e à auditoria independente, as perspectivas para o futuro e a modernização da profissão de acordo com as necessidades atuais da sociedade. As duas edições foram um sucesso e a expectativa para este ano é ainda maior”, finaliza Pocetti.

Compartilhar:

  • Data: 08/06/2013 12:06
  • Alterado:08/06/2013 12:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: SA Comunicação









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados