Kaká Werá inicia programa de formação para professores de Santo André

Atividade que aconteceu nesta quinta-feira (14) e faz parte do plano do município para fortalecer o ensino das culturas afro-brasileira e indígena

  • Data: 16/11/2013 10:11
  • Alterado: 16/11/2013 10:11
  • Autor: Paola Zanei
  • Fonte: Secom PSA
Kaká Werá inicia programa de formação para professores de Santo André

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O índio Kaká Werá, ambientalista e fundador do Instituto Arapoty – de difusão dos valores das culturas afro-brasileira e indígena –, abriu nesta quinta-feira (14) o programa de Formação de Professores sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, que tem como objetivo dar subsídios para os profissionais da rede municipal de ensino de Santo André para o atendimento à lei 10.639 – criada há 10 anos e que obriga a inclusão da disciplina na grade curricular das escolas. A diretriz, que tem sido aplicada por meio de ações pontuais realizadas em sala de aula, ganhará atenção maior em Santo André a partir do próximo ano letivo. O encontro aconteceu no Centro de Formação Clarice Lispector.

Na oportunidade, o índio falou sobre a história de seu povo e mudanças na educação dos indígenas no decorrer dos séculos até os dias atuais. Segundo o diretor do Departamento de Articulação de Políticas Educacionais, Nelso Stepanha, a palestra dá início a uma série de atividades de formação. A próxima será realizada na segunda-feira (18), quando os professores de educação física aprenderão, com o próprio Kaká, jogos e brincadeiras indígenas para aplicar nas aulas, em oficinas que serão realizadas no Parque Escola, nos períodos da manhã e tarde. A programação de formações continuará no próximo ano.

LEI – A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, foi alterada pela lei 11.645, de 10 de março de 2008, que acrescentou a obrigação do ensino da História e Cultura Indígena nas escolas. Assim, a legislação determina que as culturas afro-brasileira e indígena sejam ensinadas nas escolas do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada de todo Brasil. A intenção é incluir nas unidades diversos aspectos da história dessas etnias. Conforme a legislação, os conteúdos devem estar presentes em todo o currículo escolar, em especial, nas áreas de educação artística, literatura e história.

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