Juristas pedem punição ‘sem anistia’; SP e Rio têm atos pró-democracia

Grupo classificou a ação como "atos terroristas contra a democracia" e "tentativa de golpe de Estado"

  • Data: 10/01/2023 09:01
  • Alterado: 10/01/2023 09:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Juristas pedem punição ‘sem anistia’; SP e Rio têm atos pró-democracia

Crédito:Reprodução

Você está em:

Autoridades, membros da sociedade civil, juristas, representantes do Ministério Público e da OAB-SP se reuniram na Faculdade de Direito da USP nesta segunda-feira, 9, e pediram punição “sem anistia” aos financiadores e participantes do ataque à Praça dos Três Poderes em Brasília no domingo. À noite, manifestantes pró-democracia reuniram multidões em São Paulo e Rio de Janeiro.

O grupo classificou a ação como “atos terroristas contra a democracia” e “tentativa de golpe de Estado”. Também pediu responsabilização civil, criminal e indenização aos cofres públicos. Os oradores ainda exigiram que seja investigada ação ou omissão de representantes do Poder Público ao longo dos ataques.

O reitor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Gilberto Calotti Júnior, defendeu que “não há e nem haverá anistia” aos responsáveis.

“A depredação da sede dos três Poderes da nossa República só serviu para cobrir nossa pátria de vergonha. Estamos aqui para exigir sem meias palavras que os responsáveis pelos crimes de barbárie sejam todos eles, seus financiadores e seus agentes investigados julgados e punidos na forma da lei”, disse. “Os atos terroristas de ontem (domingo), bem como sua preparação e financiamento não ficarão impunes.”

Calotti Júnior disse que o mesmo grupo reunido ontem, em ato convocado na véspera, também foi responsável pela leitura de uma carta em defesa da democracia e do sistema eleitoral em 11 de agosto do ano passado, quando, disse ele, um “golpismo já se ensaiava”. O Comitê de Defesa da Democracia, que também estava no evento do ano passado, divulgou nota afirmando que “também vem praticando crimes contra o Estado Democrático de Direito aqueles que organizam, financiam ou incitam a tentativa de suprimir nossas instituições democráticas”.

Compartilhar:

  • Data: 10/01/2023 09:01
  • Alterado:10/01/2023 09:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados