Jundiaí é premiada com plano na área de mobilidade

Iniciativa quer incentivar a caminhada com percurso mais agradável

  • Data: 30/09/2023 13:09
  • Alterado: 30/09/2023 13:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
 Jundiaí é premiada com plano na área de mobilidade

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Plano do Bairro Novo Horizonte e Região de Jundiaí foi o vencedor na categoria Cidades Médias do Prêmio Cidade Caminhável 2023, promovido pelo Instituto Caminhabilidade. A iniciativa tem foco na infância e visa incentivar a caminhada. A proposta foi estruturada em 4 metas e 31 ações e prevê a intervenção em 21 quilômetros de extensão interligando as creches, escolas, os equipamentos públicos de saúde, assistência social, esportes, as áreas verdes e de lazer do bairro.

O plano tem como objetivo priorizar investimentos para mobilidade ativa, segurança viária, sinalização, arborização, intervenções lúdicas e acessibilidade nessas rotas e foi desenvolvido pelo Departamento de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) da Prefeitura de Jundiaí.

Na construção do plano, foi identificado, por exemplo, que apenas 40% das crianças vão a pé para a escola. No entanto, dentre as 60% que não vão caminhando, 1/3 afirmou que iria a pé se as calçadas fossem melhores e se o caminho tivesse sombra. Assim, o plano tem ações para estímulo do caminhar no bairro, desde arborização até o desenvolvimento de rotas lúdicas. “Tivemos participação, inclusive, de crianças, que nos trouxeram suas necessidades”, afirma Sylvia Angelini, diretora de Urbanismo.

“Nesses percursos serão realizadas reformas para deixar as calçadas acessíveis e seguras, além da arborização para sombreamento do trajeto, a instalação de bancos para descanso e pinturas lúdicas no piso, para divertir as crianças no caminho. São estratégias para que todos possam andar mais a pé, o que é bom para a saúde e para o meio ambiente”, lembrou o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.

Compartilhar:

  • Data: 30/09/2023 01:09
  • Alterado:30/09/2023 13:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados