Santo André Lazer

Julho das Pretas reúne música, cultura, moda e gastronomia em Santo André

Evento acontece nos dias 12, 13 e 14 de julho no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em celebração à arte e a produção cultural e gastronômica das mulheres pretas locais;

  • Data: 07/07/2023 08:07
  • Alterado: 07/07/2023 08:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Feira Tereza de Benguela
Julho das Pretas reúne música

Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes

Crédito:Beto Garavello

Em celebração ao Julho das Pretas, mês do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Movimento de Mulheres Negras de Santo André (Negra Sim), realiza nos dias 12,13 e 14 de julho, a primeira edição da Feira Tereza de Benguela, com a abertura do espaço histórico do Cine Theatro Carlos Gomes para uma programação de workshops, palestras, stands de exposição, moda circular, gastronomia e apresentações musicais.

Aproximadamente 15 expositores devem participar do encontro nos dias 12 e 13, e no dia 14, a feira dá espaço a uma programação mais completa, com as palestras Rotina da Brecholeira, por Miriã e A evolução da tecnologia e suas oportunidades, por Luciana Sousa, apresentação do mini doc Nossos passos vêm de longe, que conta a trajetória de 28 anos do Movimento de Mulheres Negras de Santo André, e ainda um desfile especial representando as herdeiras de Benguela.

O evento conta com o apoio da produtora Soul+, Feira de Brechós do ABC,  produtora musical e cultural Djembê Produções e Prefeitura de Santo André. 

Para a produtora executiva da Soul+, Marina França, este é um momento marcante para a comunidade preta andreense e para as mulheres produtoras da região. “Para nós da Soul+ é muito significativo poder fortalecer encontros como esse, um espaço seguro e de acolhida dos nossos. O Negra Sim tem mais de 28 anos de uma história muito bonita de resistência, e o nosso papel enquanto produtora desse evento, e dos muitos outros que virão é dar o respiro necessário para que essas mulheres possam ir muito mais longe. É pegar na mão mesmo, sabe, pra gente poder seguir juntas e fortalecidas”, relata.

A comunidade será convidada a participar das atividades da feira, visando a troca de experiências, contatos, e a compra e venda de produtos.

As apresentações musicais de Thay Nunes e DJ Dois encerram o evento do dia 14. Para participar do baile, será cobrada uma entrada simbólica de oito reais (R$8). Além de custear o evento, o valor também será revertido às ações do coletivo Negra Sim, como uma forma de apoio e valorização do movimento ancestral dessas mulheres no território.

O ingresso para o baile e contribuição para o Negra Sim pode ser adquirido via Sympla.

A iniciativa também vai realizar um censo com os participantes da feira, para entender a opinião das pessoas sobre essas e outras ações afirmativas em Santo André e região.

Os interessados na programação completa podem acompanhar as atualizações no perfil do Instagram da Soul+.

SERVIÇO

Feira Tereza de Benguela 

Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes

Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Santo André 

Horário: 10 horas

Entrada gratuita. 

PROGRAMAÇÃO dias 12 e 13 – Feira de Empreendedores parceiros

Feira Tereza de Benguela

Abertura: 10 horas 

Encerramento: 16 horas

PROGRAMAÇÃO dia 14

Feira Tereza de Benguela

Abertura: 10 horas 

Encerramento: 21 horas

Praça de alimentação

Palestra “Rotina da Brecholeira”, por Miriã 

Horário: 12 horas

Duração: 45 a 60 minutos

Palestra “A evolução da Tecnologia e suas oportunidades”, por Luciana Sousa. 

Horário: 13h30 

Duração: 30 a 45 minutos

Apresentação do documentário “Nossos passos vêm de longe”, Movimento de Mulheres Negras de Santo André 

Horário: 17 horas

Duração: 19 minutos 

Desfile “Herdeiras de Benguela” 

Horário: 17h30 

A proposta do desfile é a multiplicação de narrativas através do aquilombamento na e através da moda. Cria-se na primeira edição do desfile HERDEIRAS DE BENGUELA, um lugar de pertencimento e articulação para o feminismo afro-latino-americano.

Hoje, as herdeiras dessas vozes, como a de Tereza, transformam o ato em ações:  de “existir”, “pensar”, “escrever”, “viver” e “se ver”.

A moda dá corpo a essas vozes e torna esse corpo em corpo manifesto. 

Eis, o eco: NEGRA SIM! NEGRA SOU.

Baile 

Ingresso social: R$ 8 reais 

Via Sympla ou no local da feira.

Apresentações musicais 

Thay Nunes, voz e violão

Horário: 18 horas 

Dj Dois (Lado Dois Discos) 

Horário: 19h30 às 21 horas

Compartilhar:

  • Data: 07/07/2023 08:07
  • Alterado: 07/07/2023 08:07
  • Redação
  • Feira Tereza de Benguela









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados