Jovens do CAV de São Bernardo produzem animação para a Disney

Alunos da primeira turma de formandos participam de estágio e ajudam a criar 26 episódios da animação 'X Coração', que será exibida até o fim do ano. Assista o curta original

  • Data: 09/10/2014 10:10
  • Alterado: 22/08/2023 21:08
  • Autor: Marco Borba
  • Fonte: PMSBC
Jovens do CAV de São Bernardo produzem animação para a Disney

Crédito:

Você está em:


Dez alunos da turma de formandos do Centro de Audiovisual de São Bernardo (CAV), em parceria com uma produtora de Porto Alegre, estão produzindo a nova série de animação do Disney Channel e da TV Brasil, chamada ‘X Coração’. Os desenhos, em fase de finalização, deverão ser exibidos entre novembro e dezembro deste ano.

A série, com 26 episódios de 11 minutos de duração cada, gira em torno de uma banda de rock teen que tem como líder um chapeiro de lanchonete que ganha o dia fazendo sanduíches de coração de galinha, o chamado X Galinha. A produção é baseada em um curta-metragem, também chamado ‘X Coração’, destinado ao público adulto.

REFERÊNCIA NO MERCADO – Criado em 2012 pela Prefeitura de São Bernardo, o CAV rapidamente se transformou em um centro de referência e excelência não apenas em animação – tradicional, digital e 3D -, mas também nas áreas de cinema e TV. Todos os cursos são gratuitos.

A estrutura presente no Centro impressiona.  Além de dois estúdios de animação digital, um estúdio de 100 m2 para projetos live-action, 70 computadores de última geração, também conta com três câmeras digitais entre diversos outros equipamentos. Dos 16 arte-educadores, todos são profissionais que atuam no mercado de produção audiovisual.

Segundo Jarbas Valim, assistente de coordenação do núcleo de animação, não existe no Brasil curso livre com a abrangência oferecida pelo CAV. “Não há curso completo como esse. Alguns oferecem apenas animação tradicional. Aí, a pessoa tem de fazer vários outros para completar sua capacitação. O curso do CAV agrega todos os processos de animação, do roteiro à pós-produção. O aluno sai pronto para o mercado de trabalho.”

Alberto Albuquerque Santos, 18 anos, que participa do estágio, também está animado com a qualidade da capacitação do Centro. “Não teria condições de pagar para aprender tudo o que gostaria. Às vezes, quando se pensa num curso, fica a dúvida sobre a qualidade, sobretudo quando é gratuito. Aqui, atingi um nível de aprendizado superior ao que imaginava. Superou minhas expectativas. Achei que ia ficar no básico da animação e que teria de aprimorar fora do CAV. Foi uma excelente oportunidade de aprendizado.”

O estudante está animado com a evolução do mercado do audiovisual no País. “O mercado no Brasil já foi mais restrito. Agora, com as leis de incentivo, novas produções estão surgindo. Por isso, é importante seguir investindo em cursos de qualidade como este (do CAV), para que surjam novas oportunidades para quem está se formando”, avaliou Santos.

A também aluna Natália Oliveira Lima, 19 anos, revela que a criação do CAV resgatou e reforçou seu desejo de trilhar o caminho do audiovisual. “Tinha feito um curso de desenho e queria ir além, só que não tinha condições de pagar um curso como este que oferecem no CAV. Fiquei feliz quando vi que a Prefeitura de São Bernardo oferecia o curso. Quando pesquisei no site (www.cav.saobernardo.sp.gov.br) o conteúdo oferecido, vi que era o que estava procurando”, disse. Ela pretende trabalhar com toon boom (software mais versátil de animação).

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 09/10/2014 10:10
  • Alterado: 22/08/2023 09:08
  • Autor: Marco Borba
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados