Jornalismo na Metodista é ouro
Metodista conquista 58 estrelas em 16 cursos pelo Guia do Estudante. Jornalismo retoma pontuação máxima de 5 estrelas e Veterinária volta ao ranking.
- Data: 06/09/2016 16:09
- Alterado: 06/09/2016 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: Metodista
Crédito:
Dezesseis cursos de graduação da Universidade Metodista de São Paulo foram estrelados pelo Guia do Estudante em 2016, com destaque para Jornalismo, que retomou o nível máximo de 5 estrelas, e a volta de Medicina Veterinária ao ranking, com 3 estrelas. Foram no total 58 estrelas neste ano: uma graduação com 5 estrelas (excelente), oito cursos 4 estrelas (muito bom) e sete com 3 estrelas (bom).
A tradicional avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante leva em conta somente graduações presenciais em todo o País e com titulação de Bacharelado (com exceção de Pedagogia e Educação Física, que são licenciaturas). Cada curso recebe conceitos de pelo menos seis pareceristas, convidados entre coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores.
VEJA O RANKING DE 2016 POR ORDEM ALFABÉTICA:
Curso…………………… Estrelas
Administração……………. 4
Biomedicina………………. 4
Ciências Contábeis………. 3
Direito…………………….. 3
Educação Física………….. 3
Farmácia………………….. 3
Fisioterapia……………….. 3
Jornalismo………………… 5
Med. Veterinária…………. 3
Pedagogia…………………. 4
Psicologia………………….. 4
Public. Propaganda.. …….. 4
Rádio e TV…………………. 4
Relações Públicas…………. 4
Secretariado Executivo…… 4
Tradutor e Intérprete…….. 3
Para Rodolfo Martino, coordenador do curso de Jornalismo, a retomada do patamar de excelência reflete o novo projeto pedagógico que ele classifica de “ousado”, sobretudo pela introdução do ensino do jornalismo nas plataformas on-line. O curso também já introduzira temáticas novas na área, como empreendedorismo e redes sociais. Professor Rodolfo destaca ainda a tecnologia que dá suporte ao curso, puxado pela experiência única no País de dispor de uma Redação Multimídia, além de parcerias com veículos campeões de audiência e credibilidade, casos de Rádio CBN, UOL e TV Futura.
“Nossa parte acadêmica é muito forte, com professores-doutores que são também docentes na pós-graduação em Comunicação”, cita. O jornal impresso Rudge Ramos, com mais de 30 anos de circulação, e o RR On-Line, com mais de 1 milhão de acessos, são outras frentes onde alunos realizam a prática diária da formação.
VETERINÁRIOS NOS EUA
Já professor Nilton Abreu Zanco, coordenador da graduação de Medicina Veterinária, afirma que a volta ao ranking do GE com conceito 3 restabelece a trajetória de reconhecimento do curso iniciada em 2011. Ele atribui a boa avaliação à qualidade do projeto pedagógico que coloca o aluno desde os primeiros módulos em contato com a prática de ensino no Hospital Veterinário próprio da Metodista. Também destaca a abrangência da grade curricular. “Mesmo estando em um grande centro urbano, a Metodista envolve o aluno com todas as áreas da veterinária, como o estudo de bovinos e equinos. Há anos conseguimos vagas de residência no Jóquei Clube de São Paulo”, cita professor Nilton.
Em 2016 a Medicina Veterinária da Metodista obteve nova conquista: os profissionais formados têm oportunidade agora de atuar nos Estados Unidos e Canadá. A AVMA (American Veterinary Medical Foundation), associação de medicina veterinária dos EUA, adicionou a Metodista na lista de universidades qualificadas para o processo de certificação. Todos os ex-alunos poderão apresentar seu diploma para entrar no processo de certificação de veterinários estrangeiros, da ECFVG (Educational Commission for Foreign Veterinary Graduates), para exercer a profissão.
SECRETARIADO PELA 6ª VEZ
Professora Ana Maria Martins, coordenadora do curso de Secretariado Executivo Bilíngue, entende que a conquista das 4 estrelas pela sexta vez revela a credibilidade da graduação, cujos alunos se colocam em empresas nacionais e multinacionais desde o estágio.
A nova matriz modular do curso atende simultaneamente tanto as diretrizes do MEC quanto o mercado de trabalho, formando profissionais que entendem o processo organizacional, assessorando staffs, gerenciando setores e talentos, gerindo fluxo de informação, utilizando novas tecnologias, inovando, enfrentado mudanças culturais, econômicas, políticas, sociais e profissionais, descreve a dirigente. “Os alunos são motivados a participar de seminários e congressos internos e externos, apresentando trabalhos e assessorando eventos como Ciclo de Palestras, Feira Intercultural, Gincanas, Dia da Universidade Aberta e Congresso Científico”, cita professora Ana Maria. O curso integra-se com as pós-graduações lato sensu em Assessoria Gerencial e em Gestão de Eventos, possibilitando formação continuada do aluno.